Gênero e sexualidade em educação de surdos
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2587Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma problematização acerca das relações de gênero e sexualidade no âmbito da educação de surdos. Desde uma perspectiva pós-estruturalista de inspiração foucaultiana, compreende-se a surdez, o gênero e a sexualidade como matrizes de experiência, sendo a experiência entendida, nessa perspectiva, como uma forma histórica de subjetivação. Para realização da problematização, uma breve contextualização das relações de gênero na história da educação de surdos é seguida pela análise de cenas contemporâneas na escola de surdos em que as temáticas do gênero e da sexualidade ocupam posição de destaque. A partir disso, evidencia-se a importância de espaços de formação em que seja possível discutir sobre gênero e sexualidade desde uma perspectiva que contemple a diferença cultural e linguística das pessoas surdas.
Palavras-chave: surdez; gênero; sexualidade; educação de surdos; subjetivação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.