Gênero e sexualidade em educação de surdos

Autores

  • Pedro Henrique Witchs

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2587

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma problematização acerca das relações de gênero e sexualidade no âmbito da educação de surdos. Desde uma perspectiva pós-estruturalista de inspiração foucaultiana, compreende-se a surdez, o gênero e a sexualidade como matrizes de experiência, sendo a experiência entendida, nessa perspectiva, como uma forma histórica de subjetivação. Para realização da problematização, uma breve contextualização das relações de gênero na história da educação de surdos é seguida pela análise de cenas contemporâneas na escola de surdos em que as temáticas do gênero e da sexualidade ocupam posição de destaque. A partir disso, evidencia-se a importância de espaços de formação em que seja possível discutir sobre gênero e sexualidade desde uma perspectiva que contemple a diferença cultural e linguística das pessoas surdas.

Palavras-chave: surdez; gênero; sexualidade; educação de surdos; subjetivação.

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Publicado

29/12/2016

Como Citar

Witchs, P. H. (2016). Gênero e sexualidade em educação de surdos. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2587

Edição

Seção

Dossiê