Processos que constituem a identidade infantil ribeirinha em Cáceres/Mato Grosso/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2596Resumo
Temos como pretensão fomentar uma discussão sobre a infância ribeirinha pantaneira experimentada no Bairro Jardim das Oliveiras em Cáceres, Mato Grosso. Buscamos identificar os aspectos que potencializam a constituição e formação da identidade infantil ribeirinha através das práticas sociais e culturais populares para desmistificar a concepção hegemônica de infância possibilitando a valorização da cultura local. Partimos da observação participante para compreender a organização da vida nesse espaço, bem como o uso de entrevistas abertas que nos possibilitaram descrever os significados atribuídos pelos sujeitos que movimentam o cotidiano. Essa técnica nos possibilitou compreender que a criança ribeirinha/pantaneira desenvolve e constitui sua identidade a partir da interação que exerce com seu meio, que lhe permite pensar a organização da vida, repensar padrões culturais e reescrever a história.
Palavras-chave: infância ribeirinha/pantaneira; educação; práticas sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.