Processos que constituem a identidade infantil ribeirinha em Cáceres/Mato Grosso/Brasil

Autores

  • Alceu Zoia
  • Elisângela da Silva França Tedesco

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2596

Resumo

Temos como pretensão fomentar uma discussão sobre a infância ribeirinha pantaneira experimentada no Bairro Jardim das Oliveiras em Cáceres, Mato Grosso. Buscamos identificar os aspectos que potencializam a constituição e formação da identidade infantil ribeirinha através das práticas sociais e culturais populares para desmistificar a concepção hegemônica de infância possibilitando a valorização da cultura local. Partimos da observação participante para compreender a organização da vida nesse espaço, bem como o uso de entrevistas abertas que nos possibilitaram descrever os significados atribuídos pelos sujeitos que movimentam o cotidiano. Essa técnica nos possibilitou compreender que a criança ribeirinha/pantaneira desenvolve e constitui sua identidade a partir da interação que exerce com seu meio, que lhe permite pensar a organização da vida, repensar padrões culturais e reescrever a história.

Palavras-chave: infância ribeirinha/pantaneira; educação; práticas sociais.

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Publicado

29/12/2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Processos que constituem a identidade infantil ribeirinha em Cáceres/Mato Grosso/Brasil. (2016). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2596