Um olhar sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2599Resumo
Este trabalho objetiva analisar e refletir sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no campo. É apresentado um breve histórico da EJA no Brasil, destacando alguns aspectos do marco legal e como essa modalidade se desenvolveu, historicamente, no meio rural. Posteriormente, conceituar-se-á currículo e como este vem sendo pensado para as escolas do campo. Neste contexto, buscou-se entender como o currículo vem sendo pensado/construído para as turmas de EJA nas escolas do campo. O trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica específica na temática abordada. As análises foram trabalhadas levando-se em consideração a perspectiva sócio histórica, por entender que o método dialético perpassa o mundo dos fenômenos através de sua ação recíproca, da contradição inerente ao fenômeno e das mudanças dialéticas que ocorrem na matéria e na sociedade. O trabalho mostra que não aconteceram muitas mudanças significativas em relação ao currículo da EJA, pois, a dicotomia, historicamente, estabelecida no que se refere à formação para o mercado de trabalho é a formação de caráter mais geral (processo educativo), continua influenciando na construção do currículo voltado para formação humana. É preciso formar indivíduos capazes de transformar o meio em que vivem e que pretendam lutar pela transformação social. Para tal, é necessário o envolvimento e comprometimento com as causas populares, buscando alternativas e visualizando práticas libertadoras da exploração do capital.
Palavras-chave: currículo; educação do campo; educação de jovens e adultos.
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