Cultura híbrida e ensino: vozes de alunos acerca da constituição da identidade multicultural/multilinguística de descendentes de ucranianos em Prudentópolis, Paraná, Brasil

Autores

  • Sergio Luiz Kutzmy UNICENTRO
  • Cibele Krause Lemke UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2681

Resumo

O presente trabalho resulta do estudo realizado em duas comunidades escolas do campo formadas essencialmente pelo grupo étnico de descendentes de ucranianos, situada do município de Prudentópolis, Paraná. O contato com a cultura e o domínio da língua/dialeto falado e, por ser descendente de ucranianos, inquietos com a forma como a cultura identidade e a língua ucraniana estão sendo apagados fez nos suscitar o interesse pela pesquisa. Ante as aparentes condições de hibridação das línguas em contato, português e ucraniano, nas mais distintas variações do português e de outras etnias, mas, sobretudo a ucraniana mais falada nas comunidades, cristalizou-se os objetivos da pesquisa: - identificar a hibridação cultural que ocorre no contato das línguas e suas variações; e o papel da escola à conservação da cultura e da língua ucraniana local, na perspectiva do domínio da língua culta nas modalidades oral e escrita e, analisar como advêm as hibridações culturais nas escolas do interior do município, partindo do ponto de vista dos discentes. Fundamentamos o estudo em Canclini (2008) Hall (2003), de maneira especial no conceito de hibridação cultural e de cultura de forma mais amplo.

Palavras-chave: cultura híbrida; identidade; etnia.

 

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Biografia do Autor

Sergio Luiz Kutzmy, UNICENTRO

KUTZMY, S. L.

Cibele Krause Lemke, UNICENTRO

KRAUSE-LEMKE, C.

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Publicado

11/07/2017

Como Citar

Kutzmy, S. L., & Krause Lemke, C. (2017). Cultura híbrida e ensino: vozes de alunos acerca da constituição da identidade multicultural/multilinguística de descendentes de ucranianos em Prudentópolis, Paraná, Brasil. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2681

Edição

Seção

Artigos