Cultura híbrida e ensino: vozes de alunos acerca da constituição da identidade multicultural/multilinguística de descendentes de ucranianos em Prudentópolis, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2681Resumo
O presente trabalho resulta do estudo realizado em duas comunidades escolas do campo formadas essencialmente pelo grupo étnico de descendentes de ucranianos, situada do município de Prudentópolis, Paraná. O contato com a cultura e o domínio da língua/dialeto falado e, por ser descendente de ucranianos, inquietos com a forma como a cultura identidade e a língua ucraniana estão sendo apagados fez nos suscitar o interesse pela pesquisa. Ante as aparentes condições de hibridação das línguas em contato, português e ucraniano, nas mais distintas variações do português e de outras etnias, mas, sobretudo a ucraniana mais falada nas comunidades, cristalizou-se os objetivos da pesquisa: - identificar a hibridação cultural que ocorre no contato das línguas e suas variações; e o papel da escola à conservação da cultura e da língua ucraniana local, na perspectiva do domínio da língua culta nas modalidades oral e escrita e, analisar como advêm as hibridações culturais nas escolas do interior do município, partindo do ponto de vista dos discentes. Fundamentamos o estudo em Canclini (2008) Hall (2003), de maneira especial no conceito de hibridação cultural e de cultura de forma mais amplo.
Palavras-chave: cultura híbrida; identidade; etnia.
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