Uma infância produzida na sociedade de consumidores: práticas da educação Matemática

Autores

  • Alice Stephanie Tapia Sartori
  • Claudia Glavam Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Campus Litoral Norte

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2720

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a infância produzida em meio às práticas pedagógicas nas aulas de matemática, especificamente aquelas ligadas ao consumo. Inicialmente apresentamos elementos de um estudo teórico sobre a infância que nos permite compreendê-la como uma construção, contrapondo discursos que a colocam em um lugar naturalizado e essencializado. Em um segundo momento, discorremos brevemente sobre aspectos da sociedade de consumidores em suas interfaces com a infância. A partir deste referencial teórico e de ferramentas advindas da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, analisamos alguns exemplares da Revista Nova Escola, publicados entre os anos de 1986 e 2016. A partir de atividades que sugerem situações de compra e venda, análise de lucros ou prejuízos, comparações de preços, dentre outras, sugerimos que o ensino de matemática também contribui, mesmo que de forma sutil, para fabricação da criança enquanto futuro consumidor. Conforme identificamos nas revistas, o enunciado que afirma que “a matemática ajuda a formar o futuro sujeito consumidor” está entrelaçado a outros dois: “é importante trabalhar com a realidade dos alunos” e “é necessário formar um aluno crítico”, tão caros ao discurso da Educação Matemática. Portanto, este estudo pretende contribuir para as discussões no âmbito da formação de professores relacionadas à infância e a constituição de sujeitos por meio de práticas pedagógicas.

Palavras-chave: infância; sociedade de consumidores; educação matemática.

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Biografia do Autor

Alice Stephanie Tapia Sartori

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina.

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Campus Litoral Norte

Profª Doutª no curso de Licencitura em Educação do Campo

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Publicado

11/07/2017

Como Citar

Tapia Sartori, A. S., & Duarte, C. G. (2017). Uma infância produzida na sociedade de consumidores: práticas da educação Matemática. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2720

Edição

Seção

Artigos