Educação inclusiva: alguns apontamentos do referencial da Análise do Comportamento

Autores

  • Débora Barbosa de Deus
  • Maria Julia Lemes Universidade Estadual de Maringá
  • Vânia Lúcia Pestana Sant'Anna Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2760

Resumo

Ao falar sobre educação, um dos temas sobre o qual pesquisadores e outros profissionais envolvidos têm se debruçado é a inclusão no contexto escolar. No referencial que se pauta este estudo, a Análise do Comportamento, encontra-se contribuições para se pensar práticas ao processo inclusivo. Na educação, a aprendizagem é um fim a ser alcançado. Para a teoria skinneriana, o ensino refere-se ao arranjo de contingências (tarefa do professor), o qual possibilita ao alunado aprender.  Levando em conta a proposta política brasileira atual de um ensino, é direito de todos os alunos estarem nas escolas, considerando o ensino regular. São requeridas, para um ensino inclusivo, mudanças e adaptações dentro da escola, o que implica em uma série de práticas, que, em Análise do Comportamento, podem ser entendidas a partir do conceito de práticas culturais. Considera-se que as práticas culturais são essenciais para a sobrevivência de uma dada cultura. Tal conceituação subsidia a compreensão de um processo de mudança cultural, como a construção de um novo modelo de atendimento nas escolas. O objetivo deste estudo é apresentar uma breve discussão teórica sobre a contribuição da Análise do Comportamento para o processo inclusivo no contexto escolar. Origina-se de uma pesquisa bibliográfica realizada no curso de Mestrado em Psicologia.  É classificado também como teórico descritiva, a partir do referencial teórico utilizado, tendo pesquisado em obras e textos da teoria analítico comportamental que pudessem subsidiar a discussão sobre o tema, atualizando e/ou ampliando o conhecimento sobre o assunto.

Palavras-chave: análise do comportamento e educação; práticas culturais; planejamento cultural; inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Débora Barbosa de Deus

Mestre em Psicologia e especialista em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é psicóloga clínica do Instituto Maringaense dePsicologia Analítico Comportamental e docente na Faculdade Integrado de Campo Mourão.

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Publicado

11/07/2017

Como Citar

de Deus, D. B., Lemes, M. J., & Sant’Anna, V. L. P. (2017). Educação inclusiva: alguns apontamentos do referencial da Análise do Comportamento. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2760

Edição

Seção

Dossiê

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