Formação de professores indígenas em Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil

Autores

  • Daniella Corrêa Alvarenga
  • Neusa Inês Philippsen

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2888

Resumo

Este artigo, que se fundamenta nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista, lançou olhar sobre a conjuntura da educação indígena no Estado de Mato Grosso, assim como às políticas públicas nacionais criadas, mais especificamente, a partir de 1995. Na pesquisa fez-se uma breve análise do papel e influência do ensino superior na manutenção das línguas e culturas dos povos nativos mato-grossenses, ensino este que surgiu a partir dos resultados obtidos com a conferência Ameríndia (1997). O lócus de estudo foram os Cursos de Licenciatura Específica para a Formação de Professores Indígenas da UNEMAT – Barra do Bugres – MT. As entrevistas dirigidas aos sujeitos envolvidos, assim como a análise sócio-histórica dos povos indígenas da região, visaram apreender os mecanismos que levam à identificação do processo de formação e, consequentemente, do ensino desses povos. Dentre os resultados obtidos, salienta-se que o ensino superior na formação de educadores indígenas tem influenciado não apenas para a manutenção das respectivas línguas indígenas dos estudantes-professores, mas também para a valorização de suas culturas.

Palavras-chave: formação de professores indígenas; diversidade e variação linguística; manutenção da língua materna; cultura indígena.

Formação de professores indígenas em Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11/07/2017

Como Citar

Alvarenga, D. C., & Philippsen, N. I. (2017). Formação de professores indígenas em Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2888

Edição

Seção

Artigos