A presença da surdocegueira nas publicações dos congressos de educação especial

Autores

  • Raffaela de Menezes Lupetina Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Celeste Azulay Kelman Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3033

Resumo

A surdocegueira constitui uma deficiência única que apresenta uma combinação das perdas dos sentidos de distância (audição e visão). No Brasil, as pesquisas acadêmicas sobre surdocegueira iniciaram em 1999, com a primeira Dissertação de Mestrado sobre esse tema, o que indica um campo ainda muito recente no âmbito da Educação Especial. Este artigo tem como objetivo trazer um levantamento e análise da produção de conhecimento na área da surdocegueira nos Anais de Congressos no campo da Educação Especial no intervalo temporal de 2010 a 2014. O mapeamento foi realizado a partir dos Anais do Congresso Internacional do Instituto Nacional de Surdos INES/Seminário Nacional do INES; Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Anais do Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A partir desse levantamento é possível constatar os principais temas abordados dentro do assunto surdocegueira, a fim de contribuir com pesquisas futuras neste campo. Os resultados apontaram que a maioria dos trabalhos foram apresentados no Congresso Brasileiro de Educação Especial da UFSCar e tiveram como tema predominante a educação dos surdocegos, trazendo reflexões sobre os desafios da inclusão do indivíduo com surdocegueira nas instituições de ensino regulares.

Palavras-chave: surdocegueira; produção de conhecimento; educação especial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raffaela de Menezes Lupetina, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant (IBC).

  • Celeste Azulay Kelman, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
    Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez – GEPeSS/LAPEADE/PPGE.

Downloads

Publicado

10/01/2018

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A presença da surdocegueira nas publicações dos congressos de educação especial. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3033