A presença da surdocegueira nas publicações dos congressos de educação especial
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3033Resumo
A surdocegueira constitui uma deficiência única que apresenta uma combinação das perdas dos sentidos de distância (audição e visão). No Brasil, as pesquisas acadêmicas sobre surdocegueira iniciaram em 1999, com a primeira Dissertação de Mestrado sobre esse tema, o que indica um campo ainda muito recente no âmbito da Educação Especial. Este artigo tem como objetivo trazer um levantamento e análise da produção de conhecimento na área da surdocegueira nos Anais de Congressos no campo da Educação Especial no intervalo temporal de 2010 a 2014. O mapeamento foi realizado a partir dos Anais do Congresso Internacional do Instituto Nacional de Surdos INES/Seminário Nacional do INES; Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Anais do Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A partir desse levantamento é possível constatar os principais temas abordados dentro do assunto surdocegueira, a fim de contribuir com pesquisas futuras neste campo. Os resultados apontaram que a maioria dos trabalhos foram apresentados no Congresso Brasileiro de Educação Especial da UFSCar e tiveram como tema predominante a educação dos surdocegos, trazendo reflexões sobre os desafios da inclusão do indivíduo com surdocegueira nas instituições de ensino regulares.
Palavras-chave: surdocegueira; produção de conhecimento; educação especial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.