v. 8 n. 1 (2018)

					Visualizar v. 8 n. 1 (2018)
Publicado: 10/01/2018

Editorial

  • Editorial

    Leandra Ines Seganfredo Santos
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3069

Apresentação

  • Apresentação

    Leandra Ines Seganfredo Santos, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Daniel Brailovsky, Sandra Wrobel Straub
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3057

Dossiê

  • Alguns obstáculos para a educação inclusiva dentro e fora da escola

    Nivaldo Alexandre de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3027
  • A presença da surdocegueira nas publicações dos congressos de educação especial

    Raffaela de Menezes Lupetina, Celeste Azulay Kelman
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3033
  • Atitude social e inclusão de surdos: impactos da obrigatoriedade de libras nos cursos de licenciatura

    Fernanda Cilene Moreira de Meira
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3034
  • Formação docente para a inclusão: análise de um curso de extensão com licenciandas em pedagogia

    Jacqueline de Souza Prais, Vanderley Flor da Rosa
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3035
  • Inclusão escolar de alunos com Síndrome de Irlen

    Marília Santana Alves, Caroline Lauren Souza Veloso, Simone Cristina Vieira Soares Amorim
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3036
  • Libras na formação docente: reflexões sobre o estágio supervisionado em escolas inclusivas com alunos surdos

    Tatiane Militão de Sá, Gildete da Silva Amorim, Nathalia Quintella Suarez Mouteira
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3037
  • Matemática e inclusão: desenvolvimento de uma proposta didática de polinômios para alunos surdos

    Clara de Mello Maciel, Graciela Paz Meggiolaro
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3038
  • O ensino na disciplina de libras: contribuições para a formação de professores no curso de pedagogia

    Maria do Socorro Araujo de Freitas, Jacqueline Silva da Silva
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3039
  • Representações da surdez na lei federal N. 13.146/2015

    Fabiane Ferreira da Silva Morais, Rita de Cássia Limberti
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3040
  • Entrevista com o escritor mato-grossense Ivens Cuiabano Scaff nas asas da imaginação... "Uma maneira simples de voar"

    Lucila Tereza Rockenbach Manfroi, Antonio Aparecido Mantovani
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3071

Resenhas

  • Conversar con cualquiera

    Daniel Brailovsky
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3041

Artigos

  • A ação pedagógica na educação infantil: o protagonismo das crianças

    Irene Carrillo Romero Beber, Ivone Cella da Silva
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3042
  • A política de permanência universitária sob o olhar dos estudandes: o caso da UFF

    Gisele Pinto
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3043
  • A teoria para uma educação crítica e a prática da interrupção a partir das contribuições de Edward Palmer Thompson e Walter Benjamin

    Renato da Silva Melo
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3044
  • Atendimento educacional hospitalar e domiciliar: campo de atuação e espaço de formação

    Gleisy Vieira Campos, Maria Rita Prudente Silva Souza, Genigleide Santos da Hora
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3045
  • Cotas raciais na universidade brasileira e a ideologia da meritocracia

    Maurício Silva
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3046
  • Educação e sustentabilidade social: o caso de Maringá e seu entorno

    Paulo Rafael de Souza Santana, Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Ricardo Lebbos Favoreto
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3047
  • Etnomatemática como metodologia para ensinar e aprender conceitos matemáticos na educação do campo

    Thiago Beirigo Lopes, Marcelo Franco Leão, Mara Maria Dutra
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3048
  • Fatores que influenciam a permanência dos alunos ingressantes em um curso superior no Alto Solimões, Amazonas, Brasil

    Andréa Andrade de Almeida, Márcia Nascimento Pinto, Renato Abreu Lima
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3049
  • Grupo de astronomia Ralph Alpher: um instrumento para a popularização da astronomia

    Gabriel da Cruz Dias, Néryla Vayne Alves Dias, Viviane Oliveira Soares
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3077
  • Legislador e intérprete: o papel do professor na construção dos movimentos interculturais na educação

    Juliano Bona, José Marcelo Freitas de Luna
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3051
  • O diálogo entre o conhecimento escolar e o saber popular

    Edielso Manoel Mendes de Almeida, Luiz Carlos Pinto de Holanda, Raira dos Santos Nunes
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3052
  • O uso de praças públicas como espaço não formal de educação

    Ailton Jesus Dinardi, Allyson H. Souza Feiffer, Heitor Estella Felippelli
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3053
  • Proposta de letramento literário para alunos assentados da EJA

    Margarida da Silveira Corsi, Daniela Aparecida Arfeli, Alba K. Topan Feldman
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3054
  • Teorias da aprendizagem: as emoções humanas para compreender os processos de ensino e aprendizagem

    Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3055
  • Utilização de vídeos de anatomia humana como ferramenta de apoio para o estudo/aprendizagem de anatomia prática

    Paulo Henrique Machry, Daniel Ventura Dias, João Cleber Theodoro de Andrade
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3056