Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Educação, Cultura e Sociedade
Início
Atual
Acervo
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Corpo Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos UNEMAT
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 8 n. 1 (2018)
v. 8 n. 1 (2018)
Publicado:
10/01/2018
Editorial
Editorial
Leandra Ines Seganfredo Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3069
Apresentação
Apresentação
Leandra Ines Seganfredo Santos, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Daniel Brailovsky, Sandra Wrobel Straub
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3057
Dossiê
Alguns obstáculos para a educação inclusiva dentro e fora da escola
Nivaldo Alexandre de Freitas
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3027
A presença da surdocegueira nas publicações dos congressos de educação especial
Raffaela de Menezes Lupetina, Celeste Azulay Kelman
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3033
Atitude social e inclusão de surdos: impactos da obrigatoriedade de libras nos cursos de licenciatura
Fernanda Cilene Moreira de Meira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3034
Formação docente para a inclusão: análise de um curso de extensão com licenciandas em pedagogia
Jacqueline de Souza Prais, Vanderley Flor da Rosa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3035
Inclusão escolar de alunos com Síndrome de Irlen
Marília Santana Alves, Caroline Lauren Souza Veloso, Simone Cristina Vieira Soares Amorim
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3036
Libras na formação docente: reflexões sobre o estágio supervisionado em escolas inclusivas com alunos surdos
Tatiane Militão de Sá, Gildete da Silva Amorim, Nathalia Quintella Suarez Mouteira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3037
Matemática e inclusão: desenvolvimento de uma proposta didática de polinômios para alunos surdos
Clara de Mello Maciel, Graciela Paz Meggiolaro
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3038
O ensino na disciplina de libras: contribuições para a formação de professores no curso de pedagogia
Maria do Socorro Araujo de Freitas, Jacqueline Silva da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3039
Representações da surdez na lei federal N. 13.146/2015
Fabiane Ferreira da Silva Morais, Rita de Cássia Limberti
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3040
Entrevista com o escritor mato-grossense Ivens Cuiabano Scaff nas asas da imaginação... "Uma maneira simples de voar"
Lucila Tereza Rockenbach Manfroi, Antonio Aparecido Mantovani
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3071
Resenhas
Conversar con cualquiera
Daniel Brailovsky
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3041
Artigos
A ação pedagógica na educação infantil: o protagonismo das crianças
Irene Carrillo Romero Beber, Ivone Cella da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3042
A política de permanência universitária sob o olhar dos estudandes: o caso da UFF
Gisele Pinto
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3043
A teoria para uma educação crítica e a prática da interrupção a partir das contribuições de Edward Palmer Thompson e Walter Benjamin
Renato da Silva Melo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3044
Atendimento educacional hospitalar e domiciliar: campo de atuação e espaço de formação
Gleisy Vieira Campos, Maria Rita Prudente Silva Souza, Genigleide Santos da Hora
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3045
Cotas raciais na universidade brasileira e a ideologia da meritocracia
Maurício Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3046
Educação e sustentabilidade social: o caso de Maringá e seu entorno
Paulo Rafael de Souza Santana, Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Ricardo Lebbos Favoreto
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3047
Etnomatemática como metodologia para ensinar e aprender conceitos matemáticos na educação do campo
Thiago Beirigo Lopes, Marcelo Franco Leão, Mara Maria Dutra
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3048
Fatores que influenciam a permanência dos alunos ingressantes em um curso superior no Alto Solimões, Amazonas, Brasil
Andréa Andrade de Almeida, Márcia Nascimento Pinto, Renato Abreu Lima
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3049
Grupo de astronomia Ralph Alpher: um instrumento para a popularização da astronomia
Gabriel da Cruz Dias, Néryla Vayne Alves Dias, Viviane Oliveira Soares
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3077
Legislador e intérprete: o papel do professor na construção dos movimentos interculturais na educação
Juliano Bona, José Marcelo Freitas de Luna
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3051
O diálogo entre o conhecimento escolar e o saber popular
Edielso Manoel Mendes de Almeida, Luiz Carlos Pinto de Holanda, Raira dos Santos Nunes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3052
O uso de praças públicas como espaço não formal de educação
Ailton Jesus Dinardi, Allyson H. Souza Feiffer, Heitor Estella Felippelli
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3053
Proposta de letramento literário para alunos assentados da EJA
Margarida da Silveira Corsi, Daniela Aparecida Arfeli, Alba K. Topan Feldman
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3054
Teorias da aprendizagem: as emoções humanas para compreender os processos de ensino e aprendizagem
Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3055
Utilização de vídeos de anatomia humana como ferramenta de apoio para o estudo/aprendizagem de anatomia prática
Paulo Henrique Machry, Daniel Ventura Dias, João Cleber Theodoro de Andrade
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3056
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
English
Español
Português
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Ler e escrever: práticas de letramento
123
IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS
104
Planejamento participativo: Elementos para o debate em ação
96
O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS E OS IMPACTOS NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: : UMA REVISÃO INTEGRATIVA
94
Educação quilombola e currículo escolar: Olhares sobre a prática educativa no contexto escolar
75