Grupo de astronomia Ralph Alpher: um instrumento para a popularização da astronomia

Autores

  • Gabriel da Cruz Dias Universidade Estadual Paulista - UNESP/Ilha Solteira
  • Néryla Vayne Alves Dias Universidade Estadual Paulista - FCT/Unesp
  • Viviane Oliveira Soares Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3077

Resumo

Este artigo versa sobre atividades de ensino de Ciências e Física em ambiente não formal. Apresenta algumas das experiências do projeto de extensão Universo em Descoberta, vinculado ao Campus Regional da Universidade Estadual de Maringá em Goioerê/PR. O projeto proporciona visitas às escolas e praças do município, divulgando e exemplificando o ensino da astronomia, tanto para a comunidade acadêmica como para a população em geral. Tem como objetivos: estimular alunos e professores, de todos os níveis de ensino, a desenvolverem atividades que despertem o interesse pela busca do conhecimento científico; aproximar a universidade e a comunidade, fornecendo acesso a informações teóricas; e incentivar a participação em noites de observação celeste realizadas no Campus. As atividades desenvolvidas em nosso projeto possibilitam maior interação entre as instituições de ensino básico e superior, com a realização de atividades práticas, além de familiarizar seus alunos/expectadores com o que é considerada uma das mais antigas ciências, a astronomia. Os resultados indicam boa aceitação do projeto pelo seu público. A partir da compreensão de toda nossa experiência enquanto projeto, afirmamos que buscar recursos, metodologias e temas instigantes são fundamentais para atingir os alunos despertando o interesse e contribuindo na alfabetização científica. O desenvolvimento de ambientes com atividades que contribuem de alguma maneira para a formação dos alunos/espectadores. Atualmente alunos da rede pública e particular de ensino são atendidos com palestras, participações em noite de observações celestes, feira de ciências e muitas outras atividades, além da divulgação das ciências e tecnologia.

Palavras-chave: Astronomia; observação celeste; extensão universitária; divulgação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel da Cruz Dias, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Ilha Solteira

Mestre em Ciências e Engenharia de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (UNESP/Ilha Solteira), doutorando pelo mesmo Programa; professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá, campus regional de Goioerê, Brasil.

Néryla Vayne Alves Dias, Universidade Estadual Paulista - FCT/Unesp

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (FCT/UNESP). Doutoranda em Educação no mesmo Programa. Professora colaboradora na Universidade Estadual de Maringá, campus regional de Goioerê, Brasil.

Viviane Oliveira Soares, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais (UFSCar). Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais (UFSCar. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá, campus regional de Goioerê, Brasil.

Downloads

Publicado

10/01/2018

Como Citar

Dias, G. da C., Dias, N. V. A., & Soares, V. O. (2018). Grupo de astronomia Ralph Alpher: um instrumento para a popularização da astronomia. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3077

Edição

Seção

Artigos