Grupo de astronomia Ralph Alpher: um instrumento para a popularização da astronomia
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3077Resumo
Este artigo versa sobre atividades de ensino de Ciências e Física em ambiente não formal. Apresenta algumas das experiências do projeto de extensão Universo em Descoberta, vinculado ao Campus Regional da Universidade Estadual de Maringá em Goioerê/PR. O projeto proporciona visitas às escolas e praças do município, divulgando e exemplificando o ensino da astronomia, tanto para a comunidade acadêmica como para a população em geral. Tem como objetivos: estimular alunos e professores, de todos os níveis de ensino, a desenvolverem atividades que despertem o interesse pela busca do conhecimento científico; aproximar a universidade e a comunidade, fornecendo acesso a informações teóricas; e incentivar a participação em noites de observação celeste realizadas no Campus. As atividades desenvolvidas em nosso projeto possibilitam maior interação entre as instituições de ensino básico e superior, com a realização de atividades práticas, além de familiarizar seus alunos/expectadores com o que é considerada uma das mais antigas ciências, a astronomia. Os resultados indicam boa aceitação do projeto pelo seu público. A partir da compreensão de toda nossa experiência enquanto projeto, afirmamos que buscar recursos, metodologias e temas instigantes são fundamentais para atingir os alunos despertando o interesse e contribuindo na alfabetização científica. O desenvolvimento de ambientes com atividades que contribuem de alguma maneira para a formação dos alunos/espectadores. Atualmente alunos da rede pública e particular de ensino são atendidos com palestras, participações em noite de observações celestes, feira de ciências e muitas outras atividades, além da divulgação das ciências e tecnologia.
Palavras-chave: Astronomia; observação celeste; extensão universitária; divulgação científica.Downloads
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