Etnomatemática como metodologia para ensinar e aprender conceitos matemáticos na educação do campo

Autores

  • Thiago Beirigo Lopes Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Marcelo Franco Leão Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Mara Maria Dutra Universidade do Estado de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3048

Resumo

Considerando o conhecimento presente na vivência da zona rural, buscou-se destacar as necessidades de aprendizado que venham favorecer o exercício pleno da cidadania com respeito à dignidade e às características peculiares desse ambiente de vivência. Seu objetivo foi refletir sobre a importância da Etnomatemática como metodologia que possibilite ensinar e aprender conceitos matemáticos na Educação do Campo. Essa pesquisa básica, de cunho descritivo e de abordagem qualitativa, utilizou o estudo bibliográfico tem a finalidade de apresentar as possibilidades de relacionar a matemática utilizada em sala de aula com a matemática informal utilizada culturalmente no cotidiano do homem do campo. Foi analisada a proposta de um currículo nacional e livros didáticos nacionais que não propiciam o estudo focado nas necessidades de cada indivíduo. Fazendo também uma análise específica do contexto da Educação do Campo nas dimensões da Etnomatemática.  Facilitando a concretização de conceitos por parte do estudante, podendo relacionar matemática formal ensinada na escola com a matemática utilizada no meio no qual está inserido.

Palavras-chave: Etnomatemática; cotidiano; educação do campo; saberes locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor do Instituto Federal de Mato Grosso, Brasil.

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Educação de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Instituto Federal de Mato Grosso, Brasil.

Mara Maria Dutra, Universidade do Estado de Mato Grosso - UFMT

Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Professora do Instituto Federal de Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

10/01/2018

Como Citar

Lopes, T. B., Leão, M. F., & Dutra, M. M. (2018). Etnomatemática como metodologia para ensinar e aprender conceitos matemáticos na educação do campo. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3048

Edição

Seção

Artigos