Etnomatemática como metodologia para ensinar e aprender conceitos matemáticos na educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3048Resumo
Considerando o conhecimento presente na vivência da zona rural, buscou-se destacar as necessidades de aprendizado que venham favorecer o exercício pleno da cidadania com respeito à dignidade e às características peculiares desse ambiente de vivência. Seu objetivo foi refletir sobre a importância da Etnomatemática como metodologia que possibilite ensinar e aprender conceitos matemáticos na Educação do Campo. Essa pesquisa básica, de cunho descritivo e de abordagem qualitativa, utilizou o estudo bibliográfico tem a finalidade de apresentar as possibilidades de relacionar a matemática utilizada em sala de aula com a matemática informal utilizada culturalmente no cotidiano do homem do campo. Foi analisada a proposta de um currículo nacional e livros didáticos nacionais que não propiciam o estudo focado nas necessidades de cada indivíduo. Fazendo também uma análise específica do contexto da Educação do Campo nas dimensões da Etnomatemática. Facilitando a concretização de conceitos por parte do estudante, podendo relacionar matemática formal ensinada na escola com a matemática utilizada no meio no qual está inserido.
Palavras-chave: Etnomatemática; cotidiano; educação do campo; saberes locais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.