Etnomatemática como metodologia para ensinar e aprender conceitos matemáticos na educação do campo

Autores

  • Thiago Beirigo Lopes Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Marcelo Franco Leão Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Mara Maria Dutra Universidade do Estado de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3048

Resumo

Considerando o conhecimento presente na vivência da zona rural, buscou-se destacar as necessidades de aprendizado que venham favorecer o exercício pleno da cidadania com respeito à dignidade e às características peculiares desse ambiente de vivência. Seu objetivo foi refletir sobre a importância da Etnomatemática como metodologia que possibilite ensinar e aprender conceitos matemáticos na Educação do Campo. Essa pesquisa básica, de cunho descritivo e de abordagem qualitativa, utilizou o estudo bibliográfico tem a finalidade de apresentar as possibilidades de relacionar a matemática utilizada em sala de aula com a matemática informal utilizada culturalmente no cotidiano do homem do campo. Foi analisada a proposta de um currículo nacional e livros didáticos nacionais que não propiciam o estudo focado nas necessidades de cada indivíduo. Fazendo também uma análise específica do contexto da Educação do Campo nas dimensões da Etnomatemática.  Facilitando a concretização de conceitos por parte do estudante, podendo relacionar matemática formal ensinada na escola com a matemática utilizada no meio no qual está inserido.

Palavras-chave: Etnomatemática; cotidiano; educação do campo; saberes locais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Beirigo Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
    Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor do Instituto Federal de Mato Grosso, Brasil.
  • Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Doutorando em Educação de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Instituto Federal de Mato Grosso, Brasil.

  • Mara Maria Dutra, Universidade do Estado de Mato Grosso - UFMT
    Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Professora do Instituto Federal de Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

10/01/2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Etnomatemática como metodologia para ensinar e aprender conceitos matemáticos na educação do campo. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3048