Legislador e intérprete: o papel do professor na construção dos movimentos interculturais na educação

Autores

  • Juliano Bona Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • José Marcelo Freitas de Luna Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3051

Resumo

Discussões referentes às relações interculturais vêm ganhando força no espaço escolar nas últimas décadas. Epistemologia intercultural, metodologias e currículo são algumas das vertentes que se potencializam com estas discussões. Desta forma, o objetivo geral deste artigo é identificar o papel do professor na construção dos movimentos interculturais na educação. Para isso, utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica, a saber: Bauman, Deleuze e Guattari, Santos, Adorno e Horkheimer, Bauman e Bordoni, Fleuri Candau, Luna. Na análise, resgatamos as histórias de como a diversidade cultural passou a ser observada através de um processo vinculado ao iluminismo e ao processo de racionalização universal, articulado ao processo civilizatório. Neste período, identificamos o papel do professor legislador que encarna e materializa o processo civilizatório. Com o apogeu da pós-modernidade, identificamos que novas demandas suguem, e uma nova rede de poderes se instala; é neste momento que o professor passa a ser considerado intérprete. Alinhado a essa transformação histórica de legislador a intérprete, identificamos como articulado o papel do professor intérprete com os estudos interculturais que circulam na educação.

Palavras-chave: interculturalismo; internacionalização do currículo; professor legislador; professor intérprete.

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Biografia do Autor

  • Juliano Bona, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Vale do Itajaí, Brasil. Atua na área de ensino fundamental como professor de matemática na Rede Pública Municipal de Timbó e como professor no Ensino Superior no Centro Universitário Leonardo da Vinci, Brasil.

  • José Marcelo Freitas de Luna, Universidade de São Paulo - USP
    Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo, com estágio sanduíche na Universidade de Cambridge (Inglaterra); e pós-doutor na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos). Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, e professor visitante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

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Publicado

10/01/2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Legislador e intérprete: o papel do professor na construção dos movimentos interculturais na educação. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3051