O ensino na disciplina de libras: contribuições para a formação de professores no curso de pedagogia

Autores

  • Maria do Socorro Araujo de Freitas Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IF Sertão-PE
  • Jacqueline Silva da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3039

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo, que teve como objetivo investigar e analisar as contribuições do ensino na disciplina de Libras no Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco/ UPE, Campus Petrolina, para a formação de professores. A temática abordada foi referendada com os estudos de Nóvoa (1999), Tardif (2012), Quadros (2003), entre outros. Como procedimento metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa. O estudo de caso e a análise documental caracterizaram o tipo de pesquisa. Os sujeitos que participaram desta pesquisa foram a coordenadora do curso de Pedagogia da UPE, a professora da disciplina de Libras, três alunas que estavam cursando a disciplina de Libras e dois alunos egressos que cursaram essa disciplina, totalizando sete participantes. Os resultados encontrados nesta pesquisa evidenciaram que a implementação da disciplina de Libras no curso de Pedagogia trouxe contribuições para a formação de professores, no que se refere à aquisição de saberes necessários para atuar com os alunos surdos. Por outro lado, contatou-se que a carga horária destinada à disciplina de Libras é insuficiente para que os alunos adquiram fluência em Libras.

Palavras-chave: disciplina Libras; formação de professores; Curso de Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Araujo de Freitas, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IF Sertão-PE

Docente do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Mestre em ensino  pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Brasil.

Jacqueline Silva da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Mestrado em Ensino da Universidade do Vale do Taquari UNIVATES, Brasil.

Downloads

Publicado

10/01/2018

Como Citar

Freitas, M. do S. A. de, & Silva, J. S. da. (2018). O ensino na disciplina de libras: contribuições para a formação de professores no curso de pedagogia. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3039

Edição

Seção

Dossiê