Proposta de letramento literário para alunos assentados da EJA

Autores

  • Margarida da Silveira Corsi Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Daniela Aparecida Arfeli Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Alba K. Topan Feldman Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3054

Resumo

O presente artigo constitui um produto inicial do projeto de pesquisa do PROFLETRAS. Tem por objetivo apresentar uma proposta de trabalho com a linguagem poética, através do gênero poema, a partir do enunciado “O tempo é um fio”, da obra O menino poeta – de Henriqueta Lisboa. O estudo apresenta uma breve discussão sobre a importância da prática efetiva de letramento literário em uma escola pública estadual de assentamento, com alunos da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental II. A metodologia utilizada consiste na produção de uma sequência básica de leitura, baseada em Cosson (2014), Candido (2013), Micheletti (2006), Samoyault (2008), entre outros. Espera-se com este trabalho fomentar o gosto pela literatura, obter avanços na formação do leitor literário na EJA, além de trabalhar com um tema para reflexão, que é a transitoriedade do tempo.

Palavras-chave: ensino; letramento literário; poesia.

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Biografia do Autor

Margarida da Silveira Corsi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Daniela Aparecida Arfeli, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Aluna do Profletras, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Alba K. Topan Feldman, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora doutora na Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

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Publicado

10/01/2018

Como Citar

Corsi, M. da S., Arfeli, D. A., & Feldman, A. K. T. (2018). Proposta de letramento literário para alunos assentados da EJA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3054

Edição

Seção

Artigos