Proposta de letramento literário para alunos assentados da EJA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3054Abstract
O presente artigo constitui um produto inicial do projeto de pesquisa do PROFLETRAS. Tem por objetivo apresentar uma proposta de trabalho com a linguagem poética, através do gênero poema, a partir do enunciado “O tempo é um fio”, da obra O menino poeta – de Henriqueta Lisboa. O estudo apresenta uma breve discussão sobre a importância da prática efetiva de letramento literário em uma escola pública estadual de assentamento, com alunos da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental II. A metodologia utilizada consiste na produção de uma sequência básica de leitura, baseada em Cosson (2014), Candido (2013), Micheletti (2006), Samoyault (2008), entre outros. Espera-se com este trabalho fomentar o gosto pela literatura, obter avanços na formação do leitor literário na EJA, além de trabalhar com um tema para reflexão, que é a transitoriedade do tempo.
Palavras-chave: ensino; letramento literário; poesia.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.