O diálogo entre o conhecimento escolar e o saber popular

Autores

  • Edielso Manoel Mendes de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Luiz Carlos Pinto de Holanda
  • Raira dos Santos Nunes

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3052

Resumo

Este artigo analisa o diálogo entre o saber popular e o saber escolar na prática pedagógica de professores que atuam em escolas ribeirinhas na Amazônia, especificamente na ilha do Açaí no município de Afuá que compõe o arquipélago do Marajó. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo etnográfico, realizado em cinco comunidades ribeirinhas que compõem a referida ilha; teve como base para fundamentação teórica a Ecologia de Saberes proposta por Boaventura de Souza Santos e o diálogo na concepção de Paulo Freire.

Palavras-chave: ecologia de saberes; diversidade epistemológica; saber popular.

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Biografia do Autor

  • Edielso Manoel Mendes de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

    Mestre e Doutor em Educação. Doutorando em Ciências Sociais na área de Antropologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

  • Luiz Carlos Pinto de Holanda
    Licenciado em Educação Física. Pós-Graduação em Aprendizagem Motora. Mestrando em Ciências da Educação.
  • Raira dos Santos Nunes
    Mestranda em Ciências da Educação.

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Publicado

10/01/2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O diálogo entre o conhecimento escolar e o saber popular. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3052