Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Educação, Cultura e Sociedade
Início
Atual
Acervo
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Corpo Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos UNEMAT
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 8 n. 1 (2018)
v. 8 n. 1 (2018)
Publicado:
10/01/2018
Editorial
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3069
Leandra Ines Seganfredo Santos
PDF
Apresentação
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3057
Leandra Ines Seganfredo Santos, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Daniel Brailovsky, Sandra Wrobel Straub
PDF
Dossiê
Alguns obstáculos para a educação inclusiva dentro e fora da escola
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3027
Nivaldo Alexandre de Freitas
PDF
A presença da surdocegueira nas publicações dos congressos de educação especial
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3033
Raffaela de Menezes Lupetina, Celeste Azulay Kelman
PDF
Atitude social e inclusão de surdos: impactos da obrigatoriedade de libras nos cursos de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3034
Fernanda Cilene Moreira de Meira
PDF
Formação docente para a inclusão: análise de um curso de extensão com licenciandas em pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3035
Jacqueline de Souza Prais, Vanderley Flor da Rosa
PDF
Inclusão escolar de alunos com Síndrome de Irlen
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3036
Marília Santana Alves, Caroline Lauren Souza Veloso, Simone Cristina Vieira Soares Amorim
PDF
Libras na formação docente: reflexões sobre o estágio supervisionado em escolas inclusivas com alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3037
Tatiane Militão de Sá, Gildete da Silva Amorim, Nathalia Quintella Suarez Mouteira
PDF
Matemática e inclusão: desenvolvimento de uma proposta didática de polinômios para alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3038
Clara de Mello Maciel, Graciela Paz Meggiolaro
PDF
O ensino na disciplina de libras: contribuições para a formação de professores no curso de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3039
Maria do Socorro Araujo de Freitas, Jacqueline Silva da Silva
PDF
Representações da surdez na lei federal N. 13.146/2015
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3040
Fabiane Ferreira da Silva Morais, Rita de Cássia Limberti
PDF
Entrevista com o escritor mato-grossense Ivens Cuiabano Scaff nas asas da imaginação... "Uma maneira simples de voar"
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3071
Lucila Tereza Rockenbach Manfroi, Antonio Aparecido Mantovani
PDF
Resenhas
Conversar con cualquiera
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3041
Daniel Brailovsky
PDF
Artigos
A ação pedagógica na educação infantil: o protagonismo das crianças
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3042
Irene Carrillo Romero Beber, Ivone Cella da Silva
PDF
A política de permanência universitária sob o olhar dos estudandes: o caso da UFF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3043
Gisele Pinto
PDF
A teoria para uma educação crítica e a prática da interrupção a partir das contribuições de Edward Palmer Thompson e Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3044
Renato da Silva Melo
PDF
Atendimento educacional hospitalar e domiciliar: campo de atuação e espaço de formação
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3045
Gleisy Vieira Campos, Maria Rita Prudente Silva Souza, Genigleide Santos da Hora
PDF
Cotas raciais na universidade brasileira e a ideologia da meritocracia
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3046
Maurício Silva
PDF
Educação e sustentabilidade social: o caso de Maringá e seu entorno
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3047
Paulo Rafael de Souza Santana, Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Ricardo Lebbos Favoreto
PDF
Etnomatemática como metodologia para ensinar e aprender conceitos matemáticos na educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3048
Thiago Beirigo Lopes, Marcelo Franco Leão, Mara Maria Dutra
PDF
Fatores que influenciam a permanência dos alunos ingressantes em um curso superior no Alto Solimões, Amazonas, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3049
Andréa Andrade de Almeida, Márcia Nascimento Pinto, Renato Abreu Lima
PDF
Grupo de astronomia Ralph Alpher: um instrumento para a popularização da astronomia
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3077
Gabriel da Cruz Dias, Néryla Vayne Alves Dias, Viviane Oliveira Soares
PDF
Legislador e intérprete: o papel do professor na construção dos movimentos interculturais na educação
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3051
Juliano Bona, José Marcelo Freitas de Luna
PDF
O diálogo entre o conhecimento escolar e o saber popular
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3052
Edielso Manoel Mendes de Almeida, Luiz Carlos Pinto de Holanda, Raira dos Santos Nunes
PDF
O uso de praças públicas como espaço não formal de educação
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3053
Ailton Jesus Dinardi, Allyson H. Souza Feiffer, Heitor Estella Felippelli
PDF
Proposta de letramento literário para alunos assentados da EJA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3054
Margarida da Silveira Corsi, Daniela Aparecida Arfeli, Alba K. Topan Feldman
PDF
Teorias da aprendizagem: as emoções humanas para compreender os processos de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3055
Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
PDF
Utilização de vídeos de anatomia humana como ferramenta de apoio para o estudo/aprendizagem de anatomia prática
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3056
Paulo Henrique Machry, Daniel Ventura Dias, João Cleber Theodoro de Andrade
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
English
Español
Português
Enviar Submissão
Enviar Submissão
CONSTRUÇÃO DE SABERES MEDIANTE A OBSERVAÇÃO EM ESPAÇO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR
400
Educação como redenção, reprodução e transformação
201
Uso da tecnologia para idosos: perfil, motivações, interesses e dificuldades
85
Processos de produção textual e compreensão na perspectiva sociointerativa
80
Ler e escrever: práticas de letramento
76