v. 8 n. 1 (2018)

					Visualizar v. 8 n. 1 (2018)
Publicado: 10/01/2018

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3069
    Leandra Ines Seganfredo Santos

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3057
    Leandra Ines Seganfredo Santos, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Daniel Brailovsky, Sandra Wrobel Straub

Dossiê

  • Alguns obstáculos para a educação inclusiva dentro e fora da escola

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3027
    Nivaldo Alexandre de Freitas
  • A presença da surdocegueira nas publicações dos congressos de educação especial

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3033
    Raffaela de Menezes Lupetina, Celeste Azulay Kelman
  • Atitude social e inclusão de surdos: impactos da obrigatoriedade de libras nos cursos de licenciatura

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3034
    Fernanda Cilene Moreira de Meira
  • Formação docente para a inclusão: análise de um curso de extensão com licenciandas em pedagogia

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3035
    Jacqueline de Souza Prais, Vanderley Flor da Rosa
  • Inclusão escolar de alunos com Síndrome de Irlen

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3036
    Marília Santana Alves, Caroline Lauren Souza Veloso, Simone Cristina Vieira Soares Amorim
  • Libras na formação docente: reflexões sobre o estágio supervisionado em escolas inclusivas com alunos surdos

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3037
    Tatiane Militão de Sá, Gildete da Silva Amorim, Nathalia Quintella Suarez Mouteira
  • Matemática e inclusão: desenvolvimento de uma proposta didática de polinômios para alunos surdos

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3038
    Clara de Mello Maciel, Graciela Paz Meggiolaro
  • O ensino na disciplina de libras: contribuições para a formação de professores no curso de pedagogia

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3039
    Maria do Socorro Araujo de Freitas, Jacqueline Silva da Silva
  • Representações da surdez na lei federal N. 13.146/2015

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3040
    Fabiane Ferreira da Silva Morais, Rita de Cássia Limberti
  • Entrevista com o escritor mato-grossense Ivens Cuiabano Scaff nas asas da imaginação... "Uma maneira simples de voar"

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3071
    Lucila Tereza Rockenbach Manfroi, Antonio Aparecido Mantovani

Resenhas

  • Conversar con cualquiera

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3041
    Daniel Brailovsky

Artigos

  • A ação pedagógica na educação infantil: o protagonismo das crianças

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3042
    Irene Carrillo Romero Beber, Ivone Cella da Silva
  • A política de permanência universitária sob o olhar dos estudandes: o caso da UFF

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3043
    Gisele Pinto
  • A teoria para uma educação crítica e a prática da interrupção a partir das contribuições de Edward Palmer Thompson e Walter Benjamin

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3044
    Renato da Silva Melo
  • Atendimento educacional hospitalar e domiciliar: campo de atuação e espaço de formação

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3045
    Gleisy Vieira Campos, Maria Rita Prudente Silva Souza, Genigleide Santos da Hora
  • Cotas raciais na universidade brasileira e a ideologia da meritocracia

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3046
    Maurício Silva
  • Educação e sustentabilidade social: o caso de Maringá e seu entorno

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3047
    Paulo Rafael de Souza Santana, Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Ricardo Lebbos Favoreto
  • Etnomatemática como metodologia para ensinar e aprender conceitos matemáticos na educação do campo

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3048
    Thiago Beirigo Lopes, Marcelo Franco Leão, Mara Maria Dutra
  • Fatores que influenciam a permanência dos alunos ingressantes em um curso superior no Alto Solimões, Amazonas, Brasil

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3049
    Andréa Andrade de Almeida, Márcia Nascimento Pinto, Renato Abreu Lima
  • Grupo de astronomia Ralph Alpher: um instrumento para a popularização da astronomia

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3077
    Gabriel da Cruz Dias, Néryla Vayne Alves Dias, Viviane Oliveira Soares
  • Legislador e intérprete: o papel do professor na construção dos movimentos interculturais na educação

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3051
    Juliano Bona, José Marcelo Freitas de Luna
  • O diálogo entre o conhecimento escolar e o saber popular

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3052
    Edielso Manoel Mendes de Almeida, Luiz Carlos Pinto de Holanda, Raira dos Santos Nunes
  • O uso de praças públicas como espaço não formal de educação

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3053
    Ailton Jesus Dinardi, Allyson H. Souza Feiffer, Heitor Estella Felippelli
  • Proposta de letramento literário para alunos assentados da EJA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3054
    Margarida da Silveira Corsi, Daniela Aparecida Arfeli, Alba K. Topan Feldman
  • Teorias da aprendizagem: as emoções humanas para compreender os processos de ensino e aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3055
    Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
  • Utilização de vídeos de anatomia humana como ferramenta de apoio para o estudo/aprendizagem de anatomia prática

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3056
    Paulo Henrique Machry, Daniel Ventura Dias, João Cleber Theodoro de Andrade