Atitude social e inclusão de surdos: impactos da obrigatoriedade de libras nos cursos de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3034Resumo
A política de Educação Inclusiva surge, visando garantir a educação de todos. Assim, alunos com e sem deficiência participam conjuntamente do processo educativo, (MAZZOTTA, 2001). Para tanto, a formação do professor e a compreensão da sua atitude – favorável ou desfavorável – em relação à inclusão determinam o ambiente e as condições de aprendizado dessa população (OMOTE, 2005). Os conceitos da Psicologia Social (SAVOIA, 1989) e (OMOTE, 2005) fundamentaram a análise da atitude explícita e implícita (NOSEK, GREENWALD, BANAJI, 2003) dos discentes dos cursos de licenciatura sobre a inclusão de alunos surdos, em dois momentos, pré e pós-passagem pela disciplina obrigatória, Libras. Nesta investigação, adotou-se o método de pesquisa quantitativo com aporte qualitativo, para levantamento e análise de atitude social explícita e implícita de 38 discentes de 5 cursos de graduação, que responderam um questionário de identificação, uma Escala Likert e um Teste de Associação Implícita. Procedeu-se à análise, comparando-se os escores nos momentos pré e pós-passagem pela disciplina e confrontando as medidas explícitas e implícitas. A comparação entre as duas etapas da ELASI – Escala Likert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão e o TAI – Teste de Associação Implícita revelou que houve variação significativa na atitude explícita e implícita dos discentes, indicando diminuição da preferência por alunos sem deficiência. Conclui-se que disciplinas relacionadas à inclusão afetam positivamente a atitude social dos professores e apresentam-se como política pública eficiente na minimização de barreiras para que se efetive a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino.
Palavras-chave: atitude social; educação inclusiva; educação de surdos; Libras; formação de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.