Matemática e inclusão: desenvolvimento de uma proposta didática de polinômios para alunos surdos

Autores

  • Clara de Mello Maciel Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões - URI
  • Graciela Paz Meggiolaro Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões - URI

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3038

Resumo

Esta pesquisa surgiu a partir das aulas de matemática, através da preocupação de investigar como a escola pública trata a inclusão de alunos surdos e outras questões envolvendo o ensino dessa cultura. Realizamos uma Pesquisa Bibliográfica, fundamentando-se nos autores Sacks (1998), Santos (2010), Kunk (1992), Miranda e Miranda (2011), assim como sites, revistas e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96). Analisamos os aspectos referentes à cultura surda, dando ênfase às características e singularidades dessas pessoas, de como elas se desenvolvem e como ocorre seu processo de aquisição de conhecimento. A partir disso, nosso objetivo é apresentar uma proposta de material didático através de um jogo para trabalhar o estudo de polinômios com alunos do primeiro ano do ensino médio, através da inclusão dos surdos.

Palavras-chave: inclusão; cultura surda; ensino; matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara de Mello Maciel, Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões - URI

Discente do curso de Matemática. Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo, Brasil.

Graciela Paz Meggiolaro, Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões - URI

Mestre em Educação nas Ciências. Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo, Brasil.

Downloads

Publicado

10/01/2018

Como Citar

Maciel, C. de M., & Meggiolaro, G. P. (2018). Matemática e inclusão: desenvolvimento de uma proposta didática de polinômios para alunos surdos. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3038

Edição

Seção

Dossiê