A ação pedagógica na educação infantil: o protagonismo das crianças

Autores

  • Irene Carrillo Romero Beber Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Ivone Cella da Silva Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3042

Resumo

Este trabalho propõe a discussão acerca das interações e o protagonismo que envolve os adultos e crianças na escola de Educação Infantil. As argumentações são tecidas a partir das observações no processo de acompanhamento pelos professores aos acadêmicos do curso de Pedagogia, nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, com crianças de 0 a 3 anos e com crianças de 4 e 5 anos do Estagio Supervisionado II. A discussão apresenta dois argumentos: O primeiro diz respeito às influencias da forma escolarizada nos modos de organizar os espaços e tempos na creche e escolas de educação infantil e o segundo diz respeito à necessidade de pensarmos a escola da infância como um espaço/tempo de experimentações e de liberdade que acolha as iniciativas dessas crianças. Neste sentido, discute-se a necessidade de a ação pedagógica considerar o protagonismo da criança em seus processos de aprendizagem. As bases teóricas fundamentam-se em: Barbosa, Malaguzzi, Pikler e outros que discutem a criança e a infância. Os dados inferidos nas observações indicam que as crianças se movimentam e tencionam possibilidades de participar e aprender com seus corpos em movimento. Assim, o modo de ser e aprender das crianças precisam ser valorizados pelos adultos que atuam no atendimento direto às crianças.

Palavras-chave: educação infantil; estágio na docência; atuação dos adultos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Irene Carrillo Romero Beber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário de Sinop.

  • Ivone Cella da Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário de Sinop.

Downloads

Publicado

10/01/2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A ação pedagógica na educação infantil: o protagonismo das crianças. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3042