Cotas raciais na universidade brasileira e a ideologia da meritocracia
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3046Resumo
As ações afirmativas tornaram-se, no atual contexto brasileiro, mais do que uma mera concessão governamental, no âmbito de políticas públicas universalistas, mas um imperativo inequivocamente direcionado para sanar distorções historicamente construídas em relação à população brasileira afrodescendente, por meio de medidas compensatórias. Uma destas medidas são as chamadas cotas raciais, discutidas neste artigo a partir de seu relacionamento com o ensino universitário público e da ideologia da meritocracia. O presente artigo, portanto, discute a questão das cotas raciais na universidade brasileira, a partir do conceito de meritocracia, levando em consideração duas questões: a importância de uma intervenção docente que se volte para a educação para as relações étnico-raciais e a conscientização/reconhecimento das diferenças entre as discriminações de classe e de natureza étnico-racial.
Palavras-chave: ações afirmativas; cotas raciais; universidade brasileira; meritocracia.
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