A teoria para uma educação crítica e a prática da interrupção a partir das contribuições de Edward Palmer Thompson e Walter Benjamin

Autores

  • Renato da Silva Melo Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3044

Resumo

Neste trabalho objetivo mostrar como a educação atual é mobilizada pelo paradigma moderno substancializado no saber produtivo e homogêneo. Louis Althusser e Pierre Bourdieu se preocuparam com a transmissão e introjeção de arbitrários culturais. Na virada do século XX para o XXI iniciou-se uma produção acadêmica com ênfase em conteúdos sociais, articulando o conceito de classe social ao de cultura. A educação deve propiciar à espécie humana os legados culturais da herança simbólica comum. Thompson, pacifista da Nova Esquerda inglesa, se propôs resgatar da condescendência da história as causas perdidas. Os educadores devem interromper o fluxo de pensamentos para perceber o significado daquele significante na educação. Para isso, sugiro o método da interrupção benjaminiana, que ainda não foi suficientemente configurado na educação.

Palavras-chave: reprodução; educação; escola, interrupção.

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Biografia do Autor

Renato da Silva Melo, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professor doutor. Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

10/01/2018

Como Citar

Melo, R. da S. (2018). A teoria para uma educação crítica e a prática da interrupção a partir das contribuições de Edward Palmer Thompson e Walter Benjamin. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3044

Edição

Seção

Artigos