Fatores que influenciam a permanência dos alunos ingressantes em um curso superior no Alto Solimões, Amazonas, Brasil

Autores

  • Andréa Andrade de Almeida Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Márcia Nascimento Pinto Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3049

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma investigação que traz como tópico principal os fatores que influenciam na adaptação e de rendimento acadêmico dos estudantes no ensino superior, visto a transição escola-universidade. Dessa forma, a pesquisa objetivou analisar o fenômeno de transição do ensino médio para a educação superior em uma instituição de ensino do curso de Ciências: Biologia e Química a fim de traçar o perfil dos alunos ingressos para contribuir com a permanência e sucesso dos alunos na universidade. Para se alcançar os objetivos, foram utilizados dois questionários na qual abordaram especificamente dimensões que influenciam nesse processo e a situação socioeconômica dos alunos. Notou-se que a grande maioria são residentes no município sede do campus e possuem residência própria e que os pais e cônjuges são os principais responsáveis pela manutenção financeira desses na universidade, e esses fatores são fundamentais para o acesso, permanência e sucesso desses alunos na universidade. Visto que a principal dimensão impactante e influente no acesso, permanência e sucesso na universidade é a família, seguido por pares e conteúdos programáticos.

Palavras-chave: transição; permanência; sucesso acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Andrade de Almeida, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura, Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Márcia Nascimento Pinto, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Downloads

Publicado

10/01/2018

Como Citar

Almeida, A. A. de, Pinto, M. N., & Lima, R. A. (2018). Fatores que influenciam a permanência dos alunos ingressantes em um curso superior no Alto Solimões, Amazonas, Brasil. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3049

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)