Fatores que influenciam a permanência dos alunos ingressantes em um curso superior no Alto Solimões, Amazonas, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3049Resumo
O presente trabalho é resultado de uma investigação que traz como tópico principal os fatores que influenciam na adaptação e de rendimento acadêmico dos estudantes no ensino superior, visto a transição escola-universidade. Dessa forma, a pesquisa objetivou analisar o fenômeno de transição do ensino médio para a educação superior em uma instituição de ensino do curso de Ciências: Biologia e Química a fim de traçar o perfil dos alunos ingressos para contribuir com a permanência e sucesso dos alunos na universidade. Para se alcançar os objetivos, foram utilizados dois questionários na qual abordaram especificamente dimensões que influenciam nesse processo e a situação socioeconômica dos alunos. Notou-se que a grande maioria são residentes no município sede do campus e possuem residência própria e que os pais e cônjuges são os principais responsáveis pela manutenção financeira desses na universidade, e esses fatores são fundamentais para o acesso, permanência e sucesso desses alunos na universidade. Visto que a principal dimensão impactante e influente no acesso, permanência e sucesso na universidade é a família, seguido por pares e conteúdos programáticos.
Palavras-chave: transição; permanência; sucesso acadêmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.