Inclusão escolar de alunos com Síndrome de Irlen

Autores

  • Marília Santana Alves Universidade de Brasília - UnB
  • Caroline Lauren Souza Veloso Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI
  • Simone Cristina Vieira Soares Amorim Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3036

Resumo

A Síndrome de Irlen é uma alteração visuoperceptual em que sinais e sintomas são evidenciados nos momentos de maior demanda de atenção visual, como nas leituras, podendo ocasionar dificuldades escolares. Diante disso, este estudo objetivou analisar, em termos qualitativos, a inclusão escolar de alunos com Síndrome de Irlen em um Município do Norte de Minas. Para tanto, sete professoras, seis alunos do ensino fundamental e seus pais ou responsáveis, responderam a um questionário semiestruturado. Este questionário abordava os sinais e sintomas apresentados pelos alunos com a síndrome, as melhoras e pioras percebidas após o diagnóstico e as intervenções realizadas, cujos resultados foram submetidos às análises de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados mostraram que há uma incongruência nas percepções de pais, alunos e professores no que se referem ao conceito da Síndrome de Irlen, seus sinais e sintomas. Evidenciou-se também que o conhecimento sobre irlen e suas consequências é escasso ainda, resultando na pouca utilização de medidas inclusivas específicas para as demandas educacionais apresentadas para os alunos com a síndrome, como as overlays. Ademais, apesar das overlays serem distribuídas gratuitamente, por diversos motivos não é utilizada, o que colabora para o aumento das dificuldades de aprendizagem vivenciadas pelos alunos com a síndrome.

Palavras-chave: Síndrome de Irlen; inclusão; deficiência visual; screener.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Santana Alves, Universidade de Brasília - UnB

Mestra em Ciências do Comportamento (UnB), bacharela em Psicologia (UFSJ). Professora dos cursos de Psicologia e Fonoaudiologia da Associação Educativa do Brasil (Soebras), Campus Fasi em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Caroline Lauren Souza Veloso, Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI

Bacharela em Psicologia, Faculdade de Saúde Ibituruna, Brasil.

Simone Cristina Vieira Soares Amorim, Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI

Bacharela em Psicologia, Faculdade de Saúde Ibituruna, Brasil.

Downloads

Publicado

10/01/2018

Como Citar

Alves, M. S., Veloso, C. L. S., & Amorim, S. C. V. S. (2018). Inclusão escolar de alunos com Síndrome de Irlen. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3036

Edição

Seção

Dossiê