Libras na formação docente: reflexões sobre o estágio supervisionado em escolas inclusivas com alunos surdos

Autores

  • Tatiane Militão de Sá Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Gildete da Silva Amorim Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Nathalia Quintella Suarez Mouteira Universidade Católica de Petrópolis - UCP

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3037

Resumo

O presente estudo traz reflexões sobre o estágio supervisionado em escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro no intuito de oferecer subsídios à práxis educacional que possa alicerçar ações pedagógicas junto aos cursos de licenciaturas. As discussões realizadas sobre os temas: Língua, Cultura e Currículo à luz das teorias de Fernandes (2002 e 2007), Strobel (2008) e legislação pertinente (BRASİL, 2005), possibilitaram entender as contribuições do projeto da disciplina Libras no estágio supervisionado, em seu fazer/acontecer, identificando os modos como ele se processa em escolas inclusivas com alunos surdos. Assim foram analisamos diários apresentados em grupos denominados A, B e C no intuito de problematização ideias sobre as práticas pedagógicas para Surdos, visando à promoção da acessibilidade na formação docente. Assim, consideramos que o resultado deste projeto provoca o desafio do graduando que atua em escolas inclusivas com surdos em analisar e refletir sobre a importância da Língua de Sinais, como forma de respeito à cultura surda e flexibilização do Currículo previsto em relação ao praticado no espaço escolar.

Palavras-chave: Libras; formação docente; surdez, escola inclusiva; currículo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tatiane Militão de Sá, Universidade Federal Fluminense - UFF

    Professora da Disciplina Libras I da Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil, Núcleo de Estudos em Diversidade e Inclusão de Surdos da UFF.

  • Gildete da Silva Amorim, Universidade Federal Fluminense - UFF
    Professor da Disciplina Libras I da Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil, Núcleo de Estudos em Diversidade e Inclusão de Surdos da UFF.
  • Nathalia Quintella Suarez Mouteira, Universidade Católica de Petrópolis - UCP
    Mestranda no Programa em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Brasil, Professor de Libras da Fundação Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Downloads

Publicado

10/01/2018

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Libras na formação docente: reflexões sobre o estágio supervisionado em escolas inclusivas com alunos surdos. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3037