A educação financeira como política pública no ensino básico: Algumas reflexões

Autores

  • Patricia Franzoni
  • Silvana Neumann Martins
  • Marli Teresinha Quartieri

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3226

Resumo

No Brasil, percebe-se que a educação financeira vem conquistando espaço nos últimos anos, diante da atual
conjuntura em que se encontra o país. O governo seguindo uma tendência mundial elaborou a Estratégia Nacional
de Educação Financeira (ENEF), política pública implementada no ano de 2010 que teve como objetivo promover
a educação financeira e previdenciária da população. Parte fundamental da ENEF é a educação financeira nas
escolas, que visa instruir e formar cidadãos conscientes financeiramente. A partir do ano de 2017 entrou em vigor,
também, a lei 12.102, da cidade de Porto Alegre (RS), com a finalidade de fomentar a educação financeira nas
escolas de ensino fundamental e médio da rede pública municipal de ensino. Neste artigo propõe-se uma discussão
acerca da importância das políticas públicas de educação financeira como proposta no ambiente escolar brasileiro,
além de fazer uma breve análise da ENEF e da lei 12.102. É importante destacar que embora as políticas públicas
de educação financeira forneçam valiosas contribuições na área de finanças pessoais, apresentam limitações, outros
aspectos devem ser contemplados, é necessário não apenas levar educação financeira para as escolas, mas também
conceitos de economia. Problematizar porque o governo aumenta a taxa de juros quando tem inflação no país,
porque é preciso reduzir o consumo em períodos de recessão e como uma crise internacional pode repercutir no
Brasil são algumas questões que também precisam ser discutidas.

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Biografia do Autor

  • Patricia Franzoni

    Mestra em Economia pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil. Professora Adjunta II
    (Economia/FURG), discente no Programa de Pós-Graduação, doutorado em Ensino (UNIVATES) e bolsista da
    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES).

  • Silvana Neumann Martins
    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da graduação e pós-Graduação (Mestrado e Doutorado – Ensino e Ciências Exatas – UNIVATES)
  • Marli Teresinha Quartieri
    Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora da graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado –
    Ensino e Ciências Exatas – UNIVATES). Bolsista de Produtividade de Pesquisa (CNPq – Nível 2)

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Publicado

07/07/2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A educação financeira como política pública no ensino básico: Algumas reflexões. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3226