Tecnologias digitais aplicadas a EAD: Em busca de uma educação mais inclusiva

Autores

  • Geruza Helena Pimenta Samaritano
  • Sabrina Matiello
  • Carlos Alberto Marinheiro

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3238

Resumo

Uma das principais características da sociedade brasileira é a disparidade de oportunidades sociais e educacionais.
Nesse sentido, a educação a distância aliada ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs),
representa uma inovação para suprir algumas carências na educação, relacionadas ao acesso à escolaridade. Dentro
desse contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar como as tecnologias digitais aplicadas na modalidade de
Educação a Distância (EAD) podem contribuir para uma educação mais inclusiva para as camadas sociais menos
privilegiadas. Constatou-se que o uso das TICs na EAD oferece a oportunidade de estudar e interagir,
possibilitando uma boa formação profissional, derrubando barreiras geográficas e beneficiando aqueles que moram
em regiões distantes. Percebe-se ainda que o uso das TICs proporciona a difusão social da informação e
transmissão de conhecimentos à sociedade, podendo ser um poderoso meio de melhorar a qualidade e ampliar as
possibilidades de acesso ao ensino.

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Biografia do Autor

  • Geruza Helena Pimenta Samaritano

    Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Rondônia. Pós-graduação em Planejamento, Implantação e
    Gestão em EAD pelo Centro Universitário Claretiano.

  • Sabrina Matiello
    Graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestrado em
    Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia.
  • Carlos Alberto Marinheiro
    Graduação em Pedagogia e licenciatura plena em Matemática pelas Faculdades Claretianas de Batatais.
    Mestrado em Bioengenharia pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

07/07/2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Tecnologias digitais aplicadas a EAD: Em busca de uma educação mais inclusiva. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3238