Gestão democrática da escola: Modelo estratégico de desempenho baseado no Balanced Scorecard

Autores

  • Iracema Luzitânia de Freitas Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • João Antonio Veloso Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3427

Resumo

No presente artigo, pretende-se fornecer inicialmente um momento de inflexão da gestão democrática nas escolas brasileiras, tendo como exemplo o trabalho desenvolvido por Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Discute-se sucintamente a ideia de planejamento participativo e democrático. Após apresentar uma visão geral do método gerencial Balanced Scorecard, sua gênese e condições de implantação, propõe-se uma adequação do mesmo à escola pública, democrática e popular, uma organização sem fins lucrativos, mas que merece toda atenção para que atinja os objetivos propostos na visão de futuro da comunidade escolar à qual a mesma deve servir. Tal como nas empresas privadas, há um problema permanente de alinhamento estratégico nos serviços públicos. Assim, no caso da gestão democrática da escola é necessário que o Conselho Escolar garanta as condições de execução do planejamento participativo realizado na implantação do Balanced Scorecard, independentemente de quem ocupa a frente da gestão. Outro problema é que no setor público algumas execuções podem encontrar amarras em seu desempenho devido a certas normas legais que ocasionalmente podem por diminuir o poder discricionário do gestor. No entanto, mesmo assim, guardadas as diversas diferenças em relação ao setor privado, o método pode ser utilizado como ferramenta de controle e reestruturação da estratégia. Todavia, pode-se concluir que cada uma das perspectivas a serem consideradas, as estratégias e as metas a serem alcançadas deve ter um nível de ambição diferente daquele que se tem no setor privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iracema Luzitânia de Freitas Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Pedagoga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Especialista em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Europeia de Administração e Marketing (FEPAM).

João Antonio Veloso Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestre em Ciências da Educação, Professor da Pós-graduação da Faculdade Europeia de Administração e Marketing (FEPAM), Especialista em Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu (FACIG), Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade Santa Emília.

Downloads

Publicado

29/01/2019

Como Citar

Lima, I. L. de F., & Júnior, J. A. V. (2019). Gestão democrática da escola: Modelo estratégico de desempenho baseado no Balanced Scorecard. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3427

Edição

Seção

Artigos