LÍNGUA DE SINAIS, LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS SOBRE A SURDEZ

Autores

  • Kelly Priscilla Loddó Cezar Universidade Federal do Paraná
  • Halyne Czmola de Lima Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3433

Resumo

Este trabalho busca estabelecer um diálogo da trajetória surda e suas inter-relações sociolinguísticas e históricas com o cinema, abordando suas ligações, seus modos de constituição e subjetivação. Partindo disso, discutimos a educação, por meio da pedagogia cultural, como possibilidade de formação de um sujeito autônomo e crítico diante do mundo, capaz de realizar leituras sociais e com bom aparato linguístico, que não se baseie unicamente na visão dominante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Priscilla Loddó Cezar, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta da da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus de Curitiba. Curso de Letras-Libras. É pós-doutora pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutora pelo Programa de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Araraquara (CONCEITO 6-CAPES), com período sanduíche na Faculdade de Letras de ÉVORA (2012). Atuou como professora-pesquisadora na Casa Pia de Lisboa e na Associação Norte Paranaense de Áudio Comunicação Infantil (ANPACIN). É Graduada e Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá/PR (UEM). É participante do Grupo de Formação de professores em Línguas Estrangeiras (UFPR). Atua nos seguintes temas: linguística aplicada, linguística das línguas de sinais, gênero textual e ensino-aprendizagem.

Halyne Czmola de Lima, Universidade Federal do Paraná

Acadêmica do Setor de Educação da Universidade de Federal do Paraná e formada em Produção de Àudio e Vídeo pelo Instituto Federal do Paraná. Atua nas áreas de Educação, Cinema, Estudos Culturais, Linguagem, Cinema Surdo e Estudos Surdos.

Downloads

Publicado

10/07/2019

Como Citar

Cezar, K. P. L., & de Lima, H. C. (2019). LÍNGUA DE SINAIS, LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS SOBRE A SURDEZ. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3433

Edição

Seção

Artigos