AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E A DEFASAGEM IDADE-SÉRIE: ALUNOS EM SITUAÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR?

Autores

  • Suelen Patareli
  • Simone Araújo Miranda
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3458

Resumo

 

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa que buscou identificar quem são os alunos em cumprimento de medidas socioeducativas e com defasagem idade-série no município de Taubaté, município situado na Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. Este estudo se caracteriza como exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Buscou-se conhecer por meio da análise documental e da aplicação de questionário de múltipla escolha, quantos adolescentes com defasagem idade-série e quantos adolescentes em medidas socioeducativas estão em idade escolar em um município. Foi realizada a descrição e a análise dos resultados por meio de questionário. Os dados obtidos por meio do questionário, por se tratarem de dados em sua maioria numéricos, foram tabulados com o auxílio do software SPHINX ®. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos adolescentes em medidas socioeducativas estão fora da escola. Os alunos com defasagem idade-série se sentem excluídos no interior da escola. A escola e o sistema educacional não assumem sua parcela de responsabilidade frente a permanência e ao desenvolvimento desses alunos no ambiente escolar.


 

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Publicado

10/07/2019

Como Citar

Patareli, S., Miranda, S. A., & Chamon, E. M. Q. de O. (2019). AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E A DEFASAGEM IDADE-SÉRIE: ALUNOS EM SITUAÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR?. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3458

Edição

Seção

Artigos