A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E O PREDOMÍNIO DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS: um recorte de 2010 a 2016

Autores

  • Maria de Fátima de Castro Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Instituto de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão - UNITECMA.
  • Márcio Mosiel do Nascimento Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Instituto de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão - UNITECMA.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3554

Resumo

A implantação do ensino superior no Brasil aconteceu de forma tardia, de forma inicial para atender a elite que precisava se deslocar a outros países para conseguir estudo de nível superior e em seguida para fornecer mão de obra especializada. Este estudo teve como objetivo abordar o histórico de implantação do ensino superior no Brasil, buscando demonstrar a evolução e situação do ensino superior no país atualmente, com a apresentação de dados da educação superior de 2010 a 2016. Foram utilizados dados do censo da educação superior para construção e análise de gráficos evolutivos da educação superior do país no período de estudo, e, fundamentação teórica pautada em discorrer a origem e a evolução do ensino superior no Brasil. O ensino superior brasileiro, se encontra mercantilizado, em sua maioria, sustentado por instituições de ensino superior privadas, que detêm a maior parte dos ingressantes e concluintes neste nível de ensino. Os indicadores apontam que é necessário ir além do acesso, é preciso que este venha acompanhado de uma política de permanência, oferecendo bolsas que combatam a evasão em instituições públicas e privadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima de Castro Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Instituto de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão - UNITECMA.

Possui Mestrado em Agricultura e Ambiente pela Universidade Estadual do Maranhão (2019), especialização em Docência do Ensino Superior e Educação digital pela Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (2019), graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Maranhão (2016).

 

Márcio Mosiel do Nascimento Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Instituto de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão - UNITECMA.

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017) graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2008), graduação em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Desde de 2009 é Pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Professor bolsista no programa de formação de professor da Universidade Federal do Maranhão/PROFEBPAR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política educacional, educação e movimentos sociais e história da educação.

Downloads

Publicado

04/01/2020

Como Citar

Oliveira, M. de F. de C., & Oliveira, M. M. do N. (2020). A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E O PREDOMÍNIO DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS: um recorte de 2010 a 2016. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3554

Edição

Seção

Artigos