LAZER, CULTURA E EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO CULTURAL DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ

Autores

  • Gustavo Maneschy Montenegro Universidade Federal do Amapá
  • Hélder Ferreira Isayama

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3613

Resumo

O artigo discute a formação cultural de professores universitários que lecionam disciplinas de lazer, em cursos de Educação Física, nos estados do Pará e Amapá. Os objetivos desse estudo foram: mapear as práticas culturais mais recorrentes nas vidas dos professores universitários do campo do lazer e retratar se esses professores produzem maneiras de ensinar lazer, a partir das experiências culturais que vivenciam. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com 11 professores. Os resultados apontaram uso predominante do espaço doméstico para a realização de atividades culturais, sendo que todos os docentes demonstraram construir maneiras de ensinar lazer a partir das próprias experiências culturais, seja problematizando políticas de intervenção no setor; refletindo sobre patrimônio histórico e desenvolvendo atividades como construção de brinquedos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04/01/2020

Como Citar

Montenegro, G. M., & Isayama, H. F. (2020). LAZER, CULTURA E EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO CULTURAL DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3613

Edição

Seção

Artigos