EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD NOS ENCONTROS DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: FUNDAMENTAÇÃO PARA A PESQUISA OU UTILIZAÇÃO ESTANQUE?

Autores

  • Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
  • Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3618

Resumo

Neste trabalho apresentamos parte dos resultados de uma investigação que visa analisar como referenciais teóricos estão sendo utilizados na Educação Científica. Pesquisas que se utilizam de citações estanques de autores ou de seus elementos teóricos implícitos correm o risco de distorcerem os pressupostos básicos aos quais eles fazem referência. Com o objetivo de verificar como a epistemologia bachelardiana está sendo utilizada, fizemos um levantamento bibliográfico em importantes eventos de educação científica do país. Um dos resultados aponta para o fato de que esta referência é citada apenas para legitimar algumas posições educacionais individuais, levando a distorções com relação às conjecturas do autor. A relevância dessa análise se justifica pelo potencial formativo que possui esta epistemologia para sugerir abordagens de ensino em uma perspectiva crítica – “desconsiderada” quando suas noções estão limitadas a certas interpretações locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Choiti Yamazaki, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Docente e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática da UEMS (Mestrado Profissional). Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)  e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Docente e Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade (Mestrado Acadêmico). Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

04/01/2020

Como Citar

Yamazaki, S. C., & Yamazaki, R. M. de O. (2020). EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD NOS ENCONTROS DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: FUNDAMENTAÇÃO PARA A PESQUISA OU UTILIZAÇÃO ESTANQUE?. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3618

Edição

Seção

Artigos