EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD NOS ENCONTROS DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: FUNDAMENTAÇÃO PARA A PESQUISA OU UTILIZAÇÃO ESTANQUE?
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3618Resumo
Neste trabalho apresentamos parte dos resultados de uma investigação que visa analisar como referenciais teóricos estão sendo utilizados na Educação Científica. Pesquisas que se utilizam de citações estanques de autores ou de seus elementos teóricos implícitos correm o risco de distorcerem os pressupostos básicos aos quais eles fazem referência. Com o objetivo de verificar como a epistemologia bachelardiana está sendo utilizada, fizemos um levantamento bibliográfico em importantes eventos de educação científica do país. Um dos resultados aponta para o fato de que esta referência é citada apenas para legitimar algumas posições educacionais individuais, levando a distorções com relação às conjecturas do autor. A relevância dessa análise se justifica pelo potencial formativo que possui esta epistemologia para sugerir abordagens de ensino em uma perspectiva crítica – “desconsiderada” quando suas noções estão limitadas a certas interpretações locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.