AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES XAVANTE EM ESCOLAS URBANAS DE BARRA DO GARÇAS/MT

Autores

  • Marly Augusta Lopes de Magalhães Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia Instituto de Ciências Humanas e Sociais
  • Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO-MT)
  • Luciene de Morais Rosa Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO-MT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3649

Resumo

Há mais de uma década, lideramos o grupo de pesquisas: Fronteiras, Culturas, Identidades: espaço de diálogo com povos indígenas do Araguaia/Xingu, o que nos conduziu a uma série de reflexões relacionadas ao ensino e aprendizagem dos estudantes Xavante, principalmente, daqueles que estão deixando suas aldeias em busca de novos saberes em diferentes espaços urbanos. Nesse sentido, elaboramos o projeto de pesquisa: Didática Desenvolvimental: uma organização do ensino para estudantes Xavante em Escolas Estaduais Urbanas na cidade de Barra do Garças/MT, no qual apresentamos uma proposta de trabalho voltada para o ensino e aprendizagem dos estudantes Xavante para assim, romper com os padrões arcaicos e engessados de ensino para jovens indígenas em escolas públicas urbanas.  Inspiramo-nos nas contribuições da teoria histórico-cultural e da didática desenvolvimental, tendo como principais representantes Vygotsky, Davidov e outros. Para concretização da proposta objetivamos, verificar as contribuições dessas teorias na organização do ensino para construção de novos caminhos que orientem a formação do pensamento teórico dos estudantes Xavante em contextos urbanos. Quanto à natureza metodológica, trata-se de uma pesquisa aplicada, uma vez que pretendemos a partir da prática, colaborar com esses estudantes no desenvolvimento de suas habilidades intelectuais. Quanto à forma de abordagem empregamos a qualitativa, pois nem sempre os dados podem ser traduzidos em números, mas como interpretação do fenômeno pesquisado. Como resultado, os alunos socializaram as descobertas feitas a partir das atividades, atentando para cada um dos objetivos específicos apresentados, inicialmente, em cada ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marly Augusta Lopes de Magalhães, Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Didática Geral pela Faculdade de Marília (São Paulo). Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Ciências Linguísticas pela Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas (Cuba). Pós-Doutora pela UFG. Atualmente é professora no Campus Universitário do Araguaia/UFMT.

Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO-MT)

Graduada em Ciências - 1º Grau pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Ministro Tarso Dutra e em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Mestra em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora formadora de matemática no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO-MT).

Luciene de Morais Rosa, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO-MT)

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), Mestra em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é professora formadora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica.

Downloads

Publicado

04/01/2020

Como Citar

Magalhães, M. A. L. de, Deluci, L. A. S. M., & Rosa, L. de M. (2020). AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES XAVANTE EM ESCOLAS URBANAS DE BARRA DO GARÇAS/MT. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3649

Edição

Seção

Dossiê