AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES XAVANTE EM ESCOLAS URBANAS DE BARRA DO GARÇAS/MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3649Resumo
Há mais de uma década, lideramos o grupo de pesquisas: Fronteiras, Culturas, Identidades: espaço de diálogo com povos indígenas do Araguaia/Xingu, o que nos conduziu a uma série de reflexões relacionadas ao ensino e aprendizagem dos estudantes Xavante, principalmente, daqueles que estão deixando suas aldeias em busca de novos saberes em diferentes espaços urbanos. Nesse sentido, elaboramos o projeto de pesquisa: Didática Desenvolvimental: uma organização do ensino para estudantes Xavante em Escolas Estaduais Urbanas na cidade de Barra do Garças/MT, no qual apresentamos uma proposta de trabalho voltada para o ensino e aprendizagem dos estudantes Xavante para assim, romper com os padrões arcaicos e engessados de ensino para jovens indígenas em escolas públicas urbanas. Inspiramo-nos nas contribuições da teoria histórico-cultural e da didática desenvolvimental, tendo como principais representantes Vygotsky, Davidov e outros. Para concretização da proposta objetivamos, verificar as contribuições dessas teorias na organização do ensino para construção de novos caminhos que orientem a formação do pensamento teórico dos estudantes Xavante em contextos urbanos. Quanto à natureza metodológica, trata-se de uma pesquisa aplicada, uma vez que pretendemos a partir da prática, colaborar com esses estudantes no desenvolvimento de suas habilidades intelectuais. Quanto à forma de abordagem empregamos a qualitativa, pois nem sempre os dados podem ser traduzidos em números, mas como interpretação do fenômeno pesquisado. Como resultado, os alunos socializaram as descobertas feitas a partir das atividades, atentando para cada um dos objetivos específicos apresentados, inicialmente, em cada ação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.