AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES XAVANTE EM ESCOLAS URBANAS DE BARRA DO GARÇAS/MT

Autores

  • Marly Augusta Lopes de Magalhães Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia Instituto de Ciências Humanas e Sociais
  • Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO-MT)
  • Luciene de Morais Rosa Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO-MT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3649

Resumo

Há mais de uma década, lideramos o grupo de pesquisas: Fronteiras, Culturas, Identidades: espaço de diálogo com povos indígenas do Araguaia/Xingu, o que nos conduziu a uma série de reflexões relacionadas ao ensino e aprendizagem dos estudantes Xavante, principalmente, daqueles que estão deixando suas aldeias em busca de novos saberes em diferentes espaços urbanos. Nesse sentido, elaboramos o projeto de pesquisa: Didática Desenvolvimental: uma organização do ensino para estudantes Xavante em Escolas Estaduais Urbanas na cidade de Barra do Garças/MT, no qual apresentamos uma proposta de trabalho voltada para o ensino e aprendizagem dos estudantes Xavante para assim, romper com os padrões arcaicos e engessados de ensino para jovens indígenas em escolas públicas urbanas.  Inspiramo-nos nas contribuições da teoria histórico-cultural e da didática desenvolvimental, tendo como principais representantes Vygotsky, Davidov e outros. Para concretização da proposta objetivamos, verificar as contribuições dessas teorias na organização do ensino para construção de novos caminhos que orientem a formação do pensamento teórico dos estudantes Xavante em contextos urbanos. Quanto à natureza metodológica, trata-se de uma pesquisa aplicada, uma vez que pretendemos a partir da prática, colaborar com esses estudantes no desenvolvimento de suas habilidades intelectuais. Quanto à forma de abordagem empregamos a qualitativa, pois nem sempre os dados podem ser traduzidos em números, mas como interpretação do fenômeno pesquisado. Como resultado, os alunos socializaram as descobertas feitas a partir das atividades, atentando para cada um dos objetivos específicos apresentados, inicialmente, em cada ação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marly Augusta Lopes de Magalhães, Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia Instituto de Ciências Humanas e Sociais
    Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Didática Geral pela Faculdade de Marília (São Paulo). Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Ciências Linguísticas pela Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas (Cuba). Pós-Doutora pela UFG. Atualmente é professora no Campus Universitário do Araguaia/UFMT.
  • Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO-MT)
    Graduada em Ciências - 1º Grau pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Ministro Tarso Dutra e em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Mestra em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora formadora de matemática no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO-MT).
  • Luciene de Morais Rosa, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO-MT)
    Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), Mestra em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é professora formadora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica.

Downloads

Publicado

04/01/2020

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES XAVANTE EM ESCOLAS URBANAS DE BARRA DO GARÇAS/MT. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3649