Educação: conhecimento, formação humana e consciência política – entrevista com Giovanni Semeraro
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3653Resumo
Entrevista com o professor Giovanni Semeraro. Qual o papel da Educação na formação de cidadãos conscientes do mundo e dirigentes do próprio país? Onde entram, respectivamente, as escolas de ensino básico e as universidades, nesta missão? Estudantes e mestres estão inseridos neste processo? Você, leitor, já se perguntou e posicionou sobre essas questões? Há quem concorde que pontos como estes não merecem reflexão, já que não fazem parte da agenda pública de discussões da sociedade. Outros, no entanto, apontam não haver fórmulas mágicas para equacionar tais apontamentos, na medida em que, mesmo em pleno século XXI, consenso parece estar distante.A reflexão é necessária, aponta o Professor Giovanni Semeraro, Professor Titular de Filosofia da Educação na Universidade Federal Fluminense, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado na Itália. O ponto de partida é compreender que o debate e a conscientização da realidade na qual vivemos devem se fazer presentes dentro das próprias instituições de ensino. E que estas, além da formação intelectual, devem educar ao diálogo, ao respeito das diferenças e à democracia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.