FUNDEF, FUNDEB e Novo FUNDEB: perspectivas para o financiamento da educação de Estados e Municípios

Autores

  • REMI CASTIONI Universidade de Brasilia Departamento de Planejamento e Administração
  • Mônica Serafim Cardoso Mestranda do PPGE/UnB, Técnica da Confederação Nacional dos Municípios.
  • Alisson Capuzzo Mestrando do PPGE/UnB, Consultor Legislativo da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara dos Deputados.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3661

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar os aspectos do financiamento do sistema educacional brasileiro sob a perspectiva dos limites definidos pela Constituição Federal de 1988 e as respectivas competências atribuídas a Estados e Municípios. Analisa-se, em particular, a introdução do Fundef em 1996 e do Fundeb em 2007 e os seus efeitos em termos de distribuição de recursos para os respectivos entes federados em termos de alocação de recursos por aluno. Considera-se que os respectivos fundos contribuíram para diminuir as assimetrias regionais, porém, ainda não atingiram patamar necessário para equilibrar uma distribuição mais homogênea, basicamente porque a participação da União ainda é muito limitada. Nesse particular, discute-se se o novo Fundeb, com a ampliação da maior contribuição da União, pode promover uma melhor distribuição dos recursos para fazer frente aos desafios enfrentados por estados e municípios na oferta da educação básica e na ampliação dos direitos dos cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

REMI CASTIONI, Universidade de Brasilia Departamento de Planejamento e Administração

Doutor em Educação pela Unicamp.

Professor da Faculdade de Educação da UnB

Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (profissional e acadêmico).

Mônica Serafim Cardoso, Mestranda do PPGE/UnB, Técnica da Confederação Nacional dos Municípios.

Mestranda em Políticas de Educação do PPGE/UnB.

Alisson Capuzzo, Mestrando do PPGE/UnB, Consultor Legislativo da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara dos Deputados.

Mestrando em Políticas de Educação do PPGE/UnB

Downloads

Publicado

04/01/2020

Como Citar

CASTIONI, R., Cardoso, M. S., & Capuzzo, A. (2020). FUNDEF, FUNDEB e Novo FUNDEB: perspectivas para o financiamento da educação de Estados e Municípios. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3661

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)