O ESPAÇO DAS MULHERES NA FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3686Resumo
O presente artigo tem como foco investigar as relações de gênero no curso de licenciatura em Física, abordando os principais desafios enfrentados pelas discentes. Esse estudo motivado pela relação desproporcional, entre homens e mulheres, dentre os professores de Física no Brasil. Essa disparidade foi atribuída a uma variedade de fatores, incluindo a conjuntura das relações entre formação acadêmica e gênero e a situações indesejadas vivenciadas durante o curso superior, ocasionando baixa confiança no potencial de aprendizado e consequentemente baixo desempenho acadêmico. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, desenvolvida através de pesquisa bibliográfica, bem como a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, com as discentes do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), no primeiro semestre de 2018. O resultado desta pesquisa infere que as questões de gênero ainda são obstáculos significativos à formação das futuras professoras de Física.
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