EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENTRE TRILHAS CURRICULARES

Autores

  • Aline Aparecida Slusarz Guimarães Universidade Federal do Tocantins/Mestranda
  • Carmem Lucia Artioli Rolim Universidade Federal do Tocantins/Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de Pedagogia.
  • Idemar Vizolli Universidade Federal do Tocantins/Professor do Programa de Pós-graduação em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3694

Resumo

Pensar sobre o contexto escolar é adentrar em um meio que ultrapassa os limites dos portões escolares, cenário erigido por contradições e conflitos, tecido na dinâmica de movimentos culturais, econômicos, políticos e sociais. Com base nessa perspectiva, a presente pesquisa assume abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, com objetivo de refletir sobre as relações de poder articuladas ao currículo de matemática. Tecer considerações sobre os caminhos que compõem o ambiente escolar permite conceber trajetos constituídos por currículos que ordenam e orientam saberes e fazeres, seguindo percursos explícitos ou implícitos, que retratam interesses externos aos processos de ensino. Destarte, mostra-se pertinente questionar certezas e desvelar fatores que afetam o fazer educacional. Ao pensar sobre a educação matemática, percebe-se que é uma importante disciplina para o desenvolvimento dos sujeitos, mas pode ser usada para selecionar e classificar, de modo a atender os padrões estabelecidos pelo mercado de trabalho e os interesses das classes dominantes. Os resultados despertam inquietações acerca da necessidade de avançar no processo de ensino de matemática de modo a romper com a tendência de sua aprendizagem ser privilégio daqueles que detêm o poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Aparecida Slusarz Guimarães, Universidade Federal do Tocantins/Mestranda

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR - Brasil.

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins/Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de Pedagogia.

Doutora em Educação, pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestre em Educação, pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Brasil.

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins/Professor do Programa de Pós-graduação em Educação.

Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Brasil.

Downloads

Publicado

04/01/2020

Como Citar

Slusarz Guimarães, A. A., Artioli Rolim, C. L., & Vizolli, I. (2020). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENTRE TRILHAS CURRICULARES. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3694

Edição

Seção

Artigos