DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Mara Beatriz Peiter UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop.
  • Ademilde Aparecida Gabriel Kato Graduada em Pedagogia, Mestra em Educação; Professora da Unemat – Universidade do Estado de Mato Grosso – Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3772

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa de estudo longitudinal, realizada com quarenta e seis acadêmicos de duas turmas de um curso da área de Ciências Sociais Aplicadas de uma universidade pública, em anos, fases formativas curriculares diferentes e campus universitário distintos, com objetivo de identificar as dificuldades de aprendizagem no ensino superior. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários com perguntas semiestruturadas, observações diretas do desempenho acadêmico em situações de ensino/aprendizagem e análise da comunicação oral e produção textual. Os dados apontaram que muitos estudantes apresentam dificuldades relacionadas à leitura, escrita, compreensão, produção textual e cálculos matemáticos. A maioria dos entrevistados afirmou que suas dificuldades surgiram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em alguns casos não foram percebidas pela escola ou se constatadas, foram negligenciadas, pois não eram oferecidas alternativas pedagógicas para superá-las. Este estudo desmistifica a ideia de que as dificuldades de aprendizagem são exclusivas do processo de alfabetização e letramento e que são superadas de forma natural pelo aluno durante os anos iniciais de escolarização. Constatamos ainda que muitos acadêmicos não conseguiram vencê-las sozinhos e necessitavam de intervenções pedagógicas específicas. Como não tiveram, suas dificuldades os acompanharam durante o processo de escolarização, da Educação Básica ao Ensino Superior. Concluímos então que as dificuldades de aprendizagem podem prejudicar o desempenho acadêmico e comprometer a formação profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mara Beatriz Peiter, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop.
    Graduada em Administração; Pós-Graduada em Administração Hospitalar; Pós-Graduada em Psicologia do Ensiono e da Aprendizagem; Mestra em Engenharia da Produção.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3772