DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3772Resumen
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de estudo longitudinal, realizada com quarenta e seis acadêmicos de duas turmas de um curso da área de Ciências Sociais Aplicadas de uma universidade pública, em anos, fases formativas curriculares diferentes e campus universitário distintos, com objetivo de identificar as dificuldades de aprendizagem no ensino superior. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários com perguntas semiestruturadas, observações diretas do desempenho acadêmico em situações de ensino/aprendizagem e análise da comunicação oral e produção textual. Os dados apontaram que muitos estudantes apresentam dificuldades relacionadas à leitura, escrita, compreensão, produção textual e cálculos matemáticos. A maioria dos entrevistados afirmou que suas dificuldades surgiram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em alguns casos não foram percebidas pela escola ou se constatadas, foram negligenciadas, pois não eram oferecidas alternativas pedagógicas para superá-las. Este estudo desmistifica a ideia de que as dificuldades de aprendizagem são exclusivas do processo de alfabetização e letramento e que são superadas de forma natural pelo aluno durante os anos iniciais de escolarização. Constatamos ainda que muitos acadêmicos não conseguiram vencê-las sozinhos e necessitavam de intervenções pedagógicas específicas. Como não tiveram, suas dificuldades os acompanharam durante o processo de escolarização, da Educação Básica ao Ensino Superior. Concluímos então que as dificuldades de aprendizagem podem prejudicar o desempenho acadêmico e comprometer a formação profissional.
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