EXPRESSÕES DO CORPO EM MOVIMENTO NA CULTURA INFANTIL: UM ESTUDO COM PROFESSORES COM PRÁTICAS BEM-SUCEDIDAS

Autores

  • Marcos Rafael Tonietto Universidade Federal do Paraná
  • Marynelma Camargo Garanhani Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3783

Resumo

As crianças são seres complexos que atuam como produtos e produtoras de cultura, participando da construção de valores, costumes e conhecimentos, de modo que a identidade da infância se configura nas interações desses indivíduos com o contexto. Logo, é preciso compreender as formas de comunicação e expressão que são próprias das crianças e expressam a cultura infantil. O presente artigo é parte da pesquisa de mestrado A RELAÇÃO ENTRE CULTURA INFANTIL E SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE COM CRIANÇAS PEQUENAS e objetiva identificar na prática pedagógica de professores de Educação Física a presença de ações do corpo em movimento que expressam a cultura infantil, bem como analisar de que forma isso permite a criação de símbolos dotados de sentido no processo de compreensão e comunicação das crianças com o mundo. Para tal, entrevistas com sete professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Curitiba (PR) foram analisadas a fim de identificar a fonte dos seus saberes e a presença de elementos da cultura infantil nas práticas do corpo em movimento aplicadas em aula. Os entrevistados participaram previamente de um projeto de formação de professores (EDUCAMOVIMENTO) realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná. Como resultado, concluiu-se que os docentes demonstraram a existência de elementos específicos da cultura infantil em suas práticas, sendo as crianças fonte dos saberes ou participantes de alterações das ações realizadas, o que revela que é a aceitação das práticas infantis pelos professores que imprime significação aos símbolos culturais utilizados.

Palavras-chave: cultura infantil; criança; Educação Física; movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Rafael Tonietto, Universidade Federal do Paraná

Professor convidado do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Programa de Pós-doutorado em Educação pela mesma instituição. Também pela Universidade Federal do Paraná, possui Doutorado e Mestrado em Educação, Licenciatura em Educação Física e Especialização em Educação Física Escolar.

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná

Professora associada do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutora em Contextos Educativos da Criança pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Tonietto, M. R., & Garanhani, M. C. (2020). EXPRESSÕES DO CORPO EM MOVIMENTO NA CULTURA INFANTIL: UM ESTUDO COM PROFESSORES COM PRÁTICAS BEM-SUCEDIDAS. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3783

Edição

Seção

Artigos