EXPRESSÕES DO CORPO EM MOVIMENTO NA CULTURA INFANTIL: UM ESTUDO COM PROFESSORES COM PRÁTICAS BEM-SUCEDIDAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3783Abstract
As crianças são seres complexos que atuam como produtos e produtoras de cultura, participando da construção de valores, costumes e conhecimentos, de modo que a identidade da infância se configura nas interações desses indivíduos com o contexto. Logo, é preciso compreender as formas de comunicação e expressão que são próprias das crianças e expressam a cultura infantil. O presente artigo é parte da pesquisa de mestrado A RELAÇÃO ENTRE CULTURA INFANTIL E SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE COM CRIANÇAS PEQUENAS e objetiva identificar na prática pedagógica de professores de Educação Física a presença de ações do corpo em movimento que expressam a cultura infantil, bem como analisar de que forma isso permite a criação de símbolos dotados de sentido no processo de compreensão e comunicação das crianças com o mundo. Para tal, entrevistas com sete professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Curitiba (PR) foram analisadas a fim de identificar a fonte dos seus saberes e a presença de elementos da cultura infantil nas práticas do corpo em movimento aplicadas em aula. Os entrevistados participaram previamente de um projeto de formação de professores (EDUCAMOVIMENTO) realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná. Como resultado, concluiu-se que os docentes demonstraram a existência de elementos específicos da cultura infantil em suas práticas, sendo as crianças fonte dos saberes ou participantes de alterações das ações realizadas, o que revela que é a aceitação das práticas infantis pelos professores que imprime significação aos símbolos culturais utilizados.
Palavras-chave: cultura infantil; criança; Educação Física; movimento.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.