EMOÇÕES DOCENTES E INCLUSÃO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL:REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Paula Maria Ferreira de Faria Universidade Federal do Paraná
  • Denise de Camargo Universidade Federal do Paraná Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3791

Resumo

Este artigo busca reconhecer e valorizar a importância dos aspectos emocionais sobre o processo de ensino-aprendizagem. Enfocando a realidade específica da inclusão escolar sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski, realizou-se uma revisão sistemática com o objetivo de explorar as emoções do professor inclusivo frente aos estudantes em inclusão e ao processo de inclusão como um todo. A revisão selecionou um total de 12 artigos relacionados à temática. A baixa quantidade de estudos e a forma como o tema tem sido abordado em pesquisas nacionais e internacionais revela que, apesar de a inclusão escolar ser um tema presente em diversos estudos, parece não haver um interesse consistente no desenvolvimento de pesquisas que investiguem como as emoções do professor afetam as práticas de inclusão. Tal situação reproduz a forma como a emoção tem sido historicamente minimizada em detrimento dos aspectos cognitivos, em especial no contexto escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Maria Ferreira de Faria, Universidade Federal do Paraná
    Doutoranda e Mestre em Educação. Psicóloga, pedagoga e psicopedagoga.
  • Denise de Camargo, Universidade Federal do Paraná Universidade Tuiuti do Paraná
    Doutora em Psicologia Social. Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal do Paraná. Professora Titular do Mestrado em Psicologia - Universidade Tuiuti do Paraná

Downloads

Publicado

10/07/2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EMOÇÕES DOCENTES E INCLUSÃO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL:REVISÃO SISTEMÁTICA. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3791

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)