EMOÇÕES DOCENTES E INCLUSÃO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL:REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3791Resumen
Este artigo busca reconhecer e valorizar a importância dos aspectos emocionais sobre o processo de ensino-aprendizagem. Enfocando a realidade específica da inclusão escolar sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski, realizou-se uma revisão sistemática com o objetivo de explorar as emoções do professor inclusivo frente aos estudantes em inclusão e ao processo de inclusão como um todo. A revisão selecionou um total de 12 artigos relacionados à temática. A baixa quantidade de estudos e a forma como o tema tem sido abordado em pesquisas nacionais e internacionais revela que, apesar de a inclusão escolar ser um tema presente em diversos estudos, parece não haver um interesse consistente no desenvolvimento de pesquisas que investiguem como as emoções do professor afetam as práticas de inclusão. Tal situação reproduz a forma como a emoção tem sido historicamente minimizada em detrimento dos aspectos cognitivos, em especial no contexto escolar.
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