(RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO DE ANGIOSPERMAS MEDIADO PELA TECNOLOGIA DIGITAL

Autores

  • Marcia Pantoja Contente Universidade Federal do Pará
  • Elielson Ribeiro de Sales

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3794

Resumo

O presente artigo apresenta como questão de pesquisa: em que termos, práticas de ensino que lançam mão de tecnologia digital promovem a (re)construção do conhecimento biológico de angiospermas? Teve como objetivo investigar como os estudantes surdos utilizam a tecnologia digital para (re)construir o conhecimento biológico de angiospermas. Esta pesquisa apresenta um delineamento do tipo qualitativo, assumindo a modalidade de pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida com três estudantes surdos de uma escola pública da rede regular de ensino do município de Igarapé-Miri - PA, por meio da realização de dez atividades. Os resultados evidenciam que as atividades favoreceram a reconstrução dos conhecimentos espontâneos e a concepção de novos saberes sobre as angiospermas por meio da pesquisa na internet, possibilitando a construção de um roteiro sobre as angiospermas de conhecimentos relevantes, resultando na produção de uma mídia pedagógica, Libras/Língua Portuguesa para estudantes surdos. Notamos ainda a respeito da aprendizagem dos estudantes surdos, novo entendimento, atribuindo significados ao conteúdo estudado, passando a relacioná-lo com suas vivências.

 

Palavras-Chave: Ensino de angiospermas; Estudantes surdos; Recurso tecnológico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Pantoja Contente, Universidade Federal do Pará

Graduada em Ciências Naturais com habilitação em biologia, mestra em docência em educação em ciências e matemáticas e doutoranda em educação em cieências e matemáticas.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Contente, M. P., & de Sales, E. R. (2020). (RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO DE ANGIOSPERMAS MEDIADO PELA TECNOLOGIA DIGITAL. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3794

Edição

Seção

Artigos