(RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO DE ANGIOSPERMAS MEDIADO PELA TECNOLOGIA DIGITAL

Autores

  • Marcia Pantoja Contente Universidade Federal do Pará
  • Elielson Ribeiro de Sales

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3794

Resumo

O presente artigo apresenta como questão de pesquisa: em que termos, práticas de ensino que lançam mão de tecnologia digital promovem a (re)construção do conhecimento biológico de angiospermas? Teve como objetivo investigar como os estudantes surdos utilizam a tecnologia digital para (re)construir o conhecimento biológico de angiospermas. Esta pesquisa apresenta um delineamento do tipo qualitativo, assumindo a modalidade de pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida com três estudantes surdos de uma escola pública da rede regular de ensino do município de Igarapé-Miri - PA, por meio da realização de dez atividades. Os resultados evidenciam que as atividades favoreceram a reconstrução dos conhecimentos espontâneos e a concepção de novos saberes sobre as angiospermas por meio da pesquisa na internet, possibilitando a construção de um roteiro sobre as angiospermas de conhecimentos relevantes, resultando na produção de uma mídia pedagógica, Libras/Língua Portuguesa para estudantes surdos. Notamos ainda a respeito da aprendizagem dos estudantes surdos, novo entendimento, atribuindo significados ao conteúdo estudado, passando a relacioná-lo com suas vivências.

 

Palavras-Chave: Ensino de angiospermas; Estudantes surdos; Recurso tecnológico.

 

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Biografia do Autor

  • Marcia Pantoja Contente, Universidade Federal do Pará
    Graduada em Ciências Naturais com habilitação em biologia, mestra em docência em educação em ciências e matemáticas e doutoranda em educação em cieências e matemáticas.

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Publicado

10/07/2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

(RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO DE ANGIOSPERMAS MEDIADO PELA TECNOLOGIA DIGITAL. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3794