(RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO DE ANGIOSPERMAS MEDIADO PELA TECNOLOGIA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3794Resumo
O presente artigo apresenta como questão de pesquisa: em que termos, práticas de ensino que lançam mão de tecnologia digital promovem a (re)construção do conhecimento biológico de angiospermas? Teve como objetivo investigar como os estudantes surdos utilizam a tecnologia digital para (re)construir o conhecimento biológico de angiospermas. Esta pesquisa apresenta um delineamento do tipo qualitativo, assumindo a modalidade de pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida com três estudantes surdos de uma escola pública da rede regular de ensino do município de Igarapé-Miri - PA, por meio da realização de dez atividades. Os resultados evidenciam que as atividades favoreceram a reconstrução dos conhecimentos espontâneos e a concepção de novos saberes sobre as angiospermas por meio da pesquisa na internet, possibilitando a construção de um roteiro sobre as angiospermas de conhecimentos relevantes, resultando na produção de uma mídia pedagógica, Libras/Língua Portuguesa para estudantes surdos. Notamos ainda a respeito da aprendizagem dos estudantes surdos, novo entendimento, atribuindo significados ao conteúdo estudado, passando a relacioná-lo com suas vivências.
Palavras-Chave: Ensino de angiospermas; Estudantes surdos; Recurso tecnológico.
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