(RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO DE ANGIOSPERMAS MEDIADO PELA TECNOLOGIA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3794Abstract
O presente artigo apresenta como questão de pesquisa: em que termos, práticas de ensino que lançam mão de tecnologia digital promovem a (re)construção do conhecimento biológico de angiospermas? Teve como objetivo investigar como os estudantes surdos utilizam a tecnologia digital para (re)construir o conhecimento biológico de angiospermas. Esta pesquisa apresenta um delineamento do tipo qualitativo, assumindo a modalidade de pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida com três estudantes surdos de uma escola pública da rede regular de ensino do município de Igarapé-Miri - PA, por meio da realização de dez atividades. Os resultados evidenciam que as atividades favoreceram a reconstrução dos conhecimentos espontâneos e a concepção de novos saberes sobre as angiospermas por meio da pesquisa na internet, possibilitando a construção de um roteiro sobre as angiospermas de conhecimentos relevantes, resultando na produção de uma mídia pedagógica, Libras/Língua Portuguesa para estudantes surdos. Notamos ainda a respeito da aprendizagem dos estudantes surdos, novo entendimento, atribuindo significados ao conteúdo estudado, passando a relacioná-lo com suas vivências.
Palavras-Chave: Ensino de angiospermas; Estudantes surdos; Recurso tecnológico.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.