O DESENHO INFANTIL COMO PRODUÇÃO DE TEXTOS: “SIM! PODE DESENHAR!”

Autores

  • Margarete Sacht Góes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3877

Resumo

Pensar os desenhos infantis, aqui compreendidos como produção de textos, é o objetivo central deste artigo. Por meio de atividades materializadas por duas crianças de aproximadamente cinco anos de idade, cujas histórias foram narradas oralmente, realizou-se as análises dialogando com autores como Smolka (2001), Gontijo (2008), Geraldi (1997), Bakhtin (2010) e Vigotski (2007) para fundamentar a discussão. Busca na perspectiva bakhtiniana sustentação ao discutir os conceitos de enunciado e de interação verbal, e em Góes (2014) para pensar o desenho infantil como produção de texto. Conclui-se que o desenho infantil, como produção de texto é uma das formas de linguagem infantil que contribui significativamente para a aprendizagem e para potencializar a criatividade, inventividade e imaginação da criança, assim como estimular sua inserção de forma lúdica no mundo da escrita por meio das relações verbais e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarete Sacht Góes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação, Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação e Linguagens, Licenciada em Educação Artística e Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo, no Departamento de Linguagens Cultura e Educação, do Centro de Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino da Arte na Educação infantil (GEPAEI) e realiza pesquisas sobre o ensino da Arte para esse segmento da Educação Básica, além de produzir materiais educativos e teóricos que contribuem para a formação inicial e continuada de professores.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Góes, M. S. (2020). O DESENHO INFANTIL COMO PRODUÇÃO DE TEXTOS: “SIM! PODE DESENHAR!”. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3877

Edição

Seção

Artigos