O DESENHO INFANTIL COMO PRODUÇÃO DE TEXTOS: “SIM! PODE DESENHAR!”
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3877Resumen
Pensar os desenhos infantis, aqui compreendidos como produção de textos, é o objetivo central deste artigo. Por meio de atividades materializadas por duas crianças de aproximadamente cinco anos de idade, cujas histórias foram narradas oralmente, realizou-se as análises dialogando com autores como Smolka (2001), Gontijo (2008), Geraldi (1997), Bakhtin (2010) e Vigotski (2007) para fundamentar a discussão. Busca na perspectiva bakhtiniana sustentação ao discutir os conceitos de enunciado e de interação verbal, e em Góes (2014) para pensar o desenho infantil como produção de texto. Conclui-se que o desenho infantil, como produção de texto é uma das formas de linguagem infantil que contribui significativamente para a aprendizagem e para potencializar a criatividade, inventividade e imaginação da criança, assim como estimular sua inserção de forma lúdica no mundo da escrita por meio das relações verbais e sociais.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.